A viagem nossa de cada dia

Ao ler o clássico Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett, o qual faz uma viagem extraordinária em muitos sentidos, com crítica e muitas digressões, comecei a pensar sobre a principal viagem que somos convidados a fazer todos os dias.

A cada nova manhã embarcamos nessa viagem fascinante e desafiadora chamada vida. A cada dia a vida se renova com um novo amanhecer, acompanhado das indispensáveis misericórdias de Deus, as quais nos permitem um novo fôlego de vida.

Um novo percurso também se inicia, porém, nem sempre sabemos por onde começar e nem como percorrê-lo.

 

Um novo dia é sempre uma oportunidade única de fazer algo novo e mudar roteiros que não são essenciais, nem adequados em nossa viagem diária. Como planejar esta viagem cotidiana? Qual o caminho certo a percorrer? Há combustíveis de qualidade para manter o veículo em pleno funcionamento? Há paradas certas e estratégicas para esta viagem? Quem são os passageiros? Como chegar ao destino final de maneira bem-sucedida e no final dizer com satisfação: “eu fiz uma ótima viagem, valeu mesmo a pena”!

 

Tudo começa em nossa mente, o maior campo de batalha desta viagem. Antes de uma luta ser enfrentada ou vencida exteriormente, primeiro lutamos e vencemos interiormente. Isso acontece exatamente em nossa mente. Os pensamentos são as principais armas, são tão importantes que, por meio deles começamos bem, ou através deles colocamos uma interrupção definitiva a esta preciosa viagem.

 

Emoções conjugadas com pensamentos geram ações, que definirão o percurso da viagem. Decisões tomadas nos conduzirão ao caminho certo ou não. A maneira como percorremos, o tipo de combustível determinará qual a qualidade desta viagem.

 

O amor é um passageiro indispensável, a paciência não pode faltar, a honestidade e verdade são combustíveis eficientes para manter este carro chamado vida em funcionamento adequado. O perdão é um passageiro que liberta todos os intrusos e prisoneiros que tentam instalar medo, acusação e confusão. Eu posso afirmar com convicção: todas as vezes que este passageiro chamado perdão viaja comigo, ele me ajuda a remover toda a bagagem suja, dispensável e proporciona uma viagem extraordinária e bem-sucedida.

 

Parece ser simples essa viagem nossa de cada dia, mas sabe aqueles passageiros que fazem questão de provocar interrupções e atrasar a sua viagem? Pois é, eles também poderão estar presentes, mas cabe a nós não os aceitar em nosso veículo, pois somos livres para escolher tudo o que entra ou sai da nossa vida.

Sim, nesta viagem chamada vida tudo é lícito, ou seja, podemos percorrer todos os caminhos que desejarmos, pois temos um grande aliado chamado livre-arbítrio. Aliado sim, se escolhermos convenientemente cada caminho, cada passageiro e cada parada, caso contrário, as consequências virão. Haverá obstáculos, alguns visíveis outros nem tanto assim, e são esses aparentemente inofensivos que corremos o risco de passar por cima deles, trazendo assim sérias consequências na nossa viagem.

 

Não esqueça disso nunca: a vida é um conto ligeiro, é como o vapor que passa por um pouco e logo desvanece. É como uma flor linda e perfumada, mas que de repente seca e morre. Então, não vale a pena percorrer caminhos inadequados, com os maus passageiros como: a incerteza, a falta de perdão, o rancor, a inveja, a inimizade e tantos outros que surgem ao longo do caminho. Cabe a nós, a cada novo dia decidir eliminar esses obstáculos, decidindo perdoar, trocar o rancor pelo amor, a tristeza pela alegria, a maldade pela bondade, a mentira pela verdade e a falsidade pela lealdade.

 

Pode ser difícil no início mudar a rota da viagem, ou remover esses intrusos, mas tudo pode ser mudado quando se deseja, pois se há determinação firme, sem dúvida, a luz brilhará em seu caminho e assim essa viagem nossa de cada dia será extraordinária e marcada de boas, agradáveis e memoráveis lembranças, proporcionando uma linda história que pode ser deixada como legado para as futuras gerações.

 

RosianeDonato