ESTUDANTE DE GOIANÉSIA QUE PASSOU EM 2º LUGAR EM MEDICINA NA FEDERAL DO TOCANTINS, COM APENAS 16 ANOS, CONTA O SEGREDO DO SEU SUCESSO

Com apenas 17 anos vividos e com toda a vida pela frente, estudante Heder Lucas Santiago, tem seguido na contramão de muitos jovens da sua geração. Não passa a noite nas baladas, pelo contrário, dorme bem cedo, para acordar todo dia às 4h, e enfiar a cara nos livros. Estuda o dia todo, com pausa apenas para o almoço. Fecha os livros já com o céu escuro, depois das 19h. De segunda a sábado, durante meses a fio.

Se o esforço é diferente, a recompensa também é: com apenas 16 anos, ele conseguiu, no ano passado, a façanha de ficar em 2º lugar no concorrido vestibular para Medicina na Universidade Federal do Tocantins. Como ainda era aluno do 2º ano do ensino médio, no Colégio Estadual da Polícia Militar José Carrilho, ele teve que ingressar com ação na Justiça para tentar ingressar no ensino superior. A decisão foi negada, mas Heder não abaixa a cabeça e segue o plano de passar novamente, e bem, em vestibulares de universidades federais Brasil afora.

Seu projeto agora é passar nas federais de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco, além da USP, a mais prestigiada do país. Paralelo ao estudo na rede pública, Heder está há dois anos no Ciclo Cursos, uma escola preparatória que tem se destacado em Goianésia.

“Duas coisas fizeram diferença para mim: ter deixado de trabalhar com meu pai na empresa de transporte escolar, para me dedicar exclusivamente aos estudos; e ter entrado no Ciclo enquanto estava começando o ensino médio. Com a mentoria do professor Rodrigo Vieira, fui apresentado ao mundo dos vestibulares, aprendi como montar uma rotina de estudos e a ter acesso ao que é uma prova de vestibular”, disse o jovem.

Mais do que o tempo dedicado aos estudos, Heder explica que para obter sucesso é preciso estudar do jeito correto. E isso ele garante que tem conseguido graças aos métodos do Ciclo. Ele foca direto no que é uma questão. Chega a resolver mais de 120 delas por dia. E reserva o fim de semana para as revisões. “Para fixar o conteúdo. Não só leio e estudo sem critério. Tem um direcionamento e uma mentalidade própria. Estou pronto para os próximos desafios, que é passar de novo em universidades federais de Medicina e, agora, concluindo o ensino médio, já ingressar no ensino superior e realizar o sonho de ser médico”, finaliza o jovem idealista, que entende o sacrifício de agora como a estrada segura para uma vida de sucesso.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 04/06/2022
Código do texto: T7530756
Classificação de conteúdo: seguro