Nota do Cel. Lázaro Francisco Sena

A FAMÍLIA LANDULFO PRADO

Recebi do confrade Landulfo Santana Prado Filho, do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros-IHGMC, um alentado volume em que, minuciosa e judiciosamente, ele expõe ao conhecimento público os intricados laços genealógicos de sua numerosa família. Humildemente, Landulfo me solicita que seja feita uma revisão de forma e conteúdo, com vistas a uma iminente publicação em livro.

De início, acreditei que poderia atender ao pedido do companheiro. Assim, comecei a folhear o volume, saltando páginas ao acaso, procurando trilhas por onde poderia satisfazer ao que me fora solicitado. Cheguei mesmo a registrar algumas anotações pertinentes ao campo gramatical, tais como acentuação gráfica, concordância e emprego de iniciais maiúsculas, dentre outros aspectos formais da obra escrita. Ma logo percebi que estava praticando uma violência indevida, senão ridícula, ao interferir no produto final de um trabalho tão zelosamente edificado. Landulfo é puro conteúdo, com várias abordagens filosóficas sobre os mais diferentes assuntos. De pequenos incidentes faz surgir grandes ideias. Suas longas sentenças nos conduzem ao entendimento plural dos conceitos analisados. Enfim, não se trata de uma simples genealogia e, sim, de um verdadeiro romance em que os personagens – seus familiares – são desnudados e, ao mesmo tempo, revestidos de suas reais idiossincrasias.

Assim sendo, Landulfo, publique a sua obra, sem se preocupar com a posição das vírgulas, o formato das letras, ou os tempos verbais, pois o que vale mesmo é o legado que você disponibiliza para os seus descendentes.

Lázaro Francisco Sena

Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Landulfo Prado
Enviado por Landulfo Prado em 19/06/2022
Código do texto: T7541207
Classificação de conteúdo: seguro