Só Para Não Perder O Costume...

Eric do Vale

É importante esclarecer o seguinte: o fato de alguém ser favorável a um candidato, ou partido político, não significa que seja conivente com certas ideologias. Faço esse comentário tendo como base essa polarização que tomou de conta do nosso país.

O que leva alguém ser taxado de comunista ou fascista? Meros resquícios da Guerra Fria e por que não dizer, também, da Ditadura Militar? Essa, talvez, seja a explicação mais plausível para justificar o retrocesso pelo qual estamos atravessando, nos

Depois que o Partido dos Trabalhadores adquiriu força no cenário político, com a eleição de Lula na presidência da República, as camadas menos favorecidas( negros, índios, homossexuais, etc) aproveitaram a chance de se firmarem perante a sociedade brasileira, passando a ter maior voz ativa.

Sempre existiram aqueles que, pelas mais variadas razões, se insurgiram a esses movimentos, mas que só passaram a ter maior intensidade com o atual governo.

Longe de mim querer responsabilizar essa gestão, no entanto é preciso reconhecer que o atual presidente da República conseguiu ser eleito por meio de uma retórica declaradamente reacionária e com uma conotação homofobica, sexista e por que não dizer segregatória? Deixando nítido, em seus discursos, a prevalência da intolerância junto aos seus semelhantes.

Como é possível a população se permite influenciar por um pensamento que vai contra tudo aquilo estabelecido em nossa Constituição Federal? Novamente, e quantas vezes for necessário, eu reputo esse documento que ampara os direitos e deveres de nossos patrícios.

Provavelmente, alguém retrucará: "Você que tanto fala na Constituição deveria saber que todo mundo tem o direito de pensar o que quiser e, inclusive, manifestá-lo da forma como bem entender.". Quanto a isso, eu assino embaixo. No entanto, há um detalhe de extrema importância: fala-se muito em direitos e, quase nunca, nos deveres pelos quais tenos obrigação de cumprir.

Nessas circunstâncias, todos são dignos do direito de terem as suas convicções e de manifestá-las,quando bem entenderem, contato que isso não venha prejudicar a integridade dos demais. Sendo assim, não é preciso ser advogafodo ou conhecedor das leis para entender que qualquer manifestação de favor do rascismo ou que afete a divinidade do ser humano é crime .