TRABALHO DE ELOÁ MENEZES NA ÁREA DA INCLUSÃO SOCIAL É PIONEIRO EM GOIÁS

Há menos de dois anos como primeira-dama de Goianésia, a educadora física Eloá Menezes, junto com sua equipe, tem promovido uma grande revolução no campo da inclusão social. Ela responde por duas secretarias: a tradicional Promoção Social e a área que se tornou a menina dos seus olhos, a pasta denominada secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Pessoas que antes eram praticamente invisíveis aos olhos da sociedade e do poder público, como cadeirantes, cegos e, principalmente surdos, agora têm com quem contar. Não só são notados, como têm departamentos na prefeitura para auxiliá-los a terem qualidade de vida. A terem seu direito à dignidade garantidos.

“É como uma missão. Com total respaldo do meu marido, o prefeito Leonardo Menezes, conseguimos montar uma equipe maravilhosa, que tem muita empatia pelo próximo e qualificação necessária”, explica Eloá.

APOIO AOS SURDOS

A primeira medida de impacto de Eloá foi criar, em abril de 2021, a Central de Apoio aos Surdos (CAS). Sob a coordenação de Dulce Ananias, a central apoia mais de 60 homens e mulheres de várias idades que não têm audição e nem se comunicam com a fala. Antes eles estavam por sua própria conta e de suas famílias. A maioria tem pouco ou nenhum estudo e são de lares humildes, sem acesso a privilégios.

Em todos os eventos da prefeitura há tradução simultânea em libras, o que acontece também nos vídeos institucionais. O mais importante, no entanto, é que os surdos de Goianésia agora têm um intérprete para acompanha-los em consultas médicas e laboratoriais, em serviços como Vapt-Vupt, órgãos públicos, demandas em bancos e entrevistas de emprego. “Com o intérprete eles conseguem ter uma comunicação plena e isso facilita muito a vida deles”, explica Eloá.

APOIO AOS DEFICIENTES

Outro grupo que tinha que matar dois leões por dia é o dos deficientes físicos, principalmente os cadeirantes. Com a criação da Central de Apoio ao Deficiente (CAD), vieram programas como o Transporte ao Cadeirante (TC) e o Transporte e Apoio aos Cegos (TAC). A coordenação da central é de Vanessa Abreu. Mais de 60 pessoas com deficiências usufruem agora do serviço de transporte especializado, para resolução de demandas em órgãos públicos, recebimento de benefícios em bancos, serviços médicos, entre outros. Tudo isso com um veículo adaptado, com motorista. Tudo que eles precisam fazer é entrar em contato com a CAD e agendar.

TRILHANDO A PAZ

Em parceria com o Poder Judiciário, por meio do juiz Decildo Ferreira Lopes, a secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, desenvolve o programa “Trilhando a Paz”. Em resumo é um suporte às famílias que têm mulheres vítimas de violência doméstica. São trabalhadas práticas tanto com os agressores quanto com as vítimas.

CENTRO MULTIPROFISSIONAL ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO

Se tem algo que faz os olhos da primeira-dama brilhar é o Centro Multiprofissional Especializado na Inclusão, o CEMESPI. O projeto, coordenado por Carol Poiatti, funciona na escola municipal João Manoel, no bairro Muniz Falcão. Ele acolhe mais de 50 crianças da rede pública, com Deficiência Intelectual (DI), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down.

Elas recebem educação e cuidados especializados com uma equipe bem qualificada, que inclui psicopedagogia, pedagogia, fonoaudiologia, musicoterapia, equoterapia e psicomotricidade. “Os resultados são visíveis. Aqui eles têm o cuidado que precisam ter para o desenvolvimento intelectual, físico e social”, acredita Eloá. É um projeto ainda novo, surgido em abril deste ano, que tende a ser ampliado e alcançar ainda mais crianças em Goianésia.

RECONHECIMENTO AO TRABALHO

O trabalho de Eloá tem ganhado reconhecimento em Goianésia e fora do município. Na cidade, recebeu título de cidadania e moção de aplauso na Câmara Municipal. Em Goiânia, foi homenageada com o título de cidadã goiana, uma outorga da Assembleia Legislativa. Recebeu também da Câmara Municipal de Goiânia, o honroso diploma de Honra ao Mérito em sessão especial em homenagem aos pais, cuidadores e profissionais em referência ao dia nacional de conscientização do autismo. Diz o texto da homenagem: “pela importante missão e incansável dedicação em proporcionar uma maior qualidade de vida, tratamento adequado, acolhimento, incentivo às inúmeras formas de conquista, amor e dedicação, possibilitando assim o desenvolvimento integral das pessoas com autismo”.

INCLUSÃO EM GOIÁS

O trabalho desenvolvido com muita paixão e competência pela primeira-dama é uma semente poderosa que está sendo plantada em Goianésia. Pessoas que eram consideradas invisíveis agora estão sob a luz, têm sua dignidade respeitada, suas diferenças compreendidas. Mais do que isso: agora formam uma comunidade, um grupo de amigos, uma família e participam das decisões do poder público. Algo que antes sequer era sonhado.

Dá para contar nos dedos de uma mão o número de cidades em Goiás que têm programas como esses, criados pela prefeitura, por meio da sensibilidade do prefeito Leonardo Menezes e da primeira-dama Eloá Menezes. O lado bom é que Goianésia, além de cuidar dos seus, servirá como modelo para os outros municípios de Goiás na área da inclusão, da inclusão de verdade. O bom exemplo praticado aqui servirá como inspiração e vai, em pouco tempo, se espalhar, mudando para melhor a vida de milhares de pessoas. Pessoas que em Goianésia estão tendo limitações respeitadas.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 14/11/2022
Código do texto: T7649639
Classificação de conteúdo: seguro