PENSAMENTO SOBRE A FILOSOFIA MODERNA

A filosofia moderna é racional pois parte de uma racionalidade crítica reflexiva, e por ela ser racional ela não se assemelha com a religião que do mesmo modo é racional porém, não é reflexiva, não é crítica. Logo, a religião deve estar fundamentada na própria razão.

Entretanto, a filosofia moderna não se usa a fé, mas também não te faz perde-la, e nem deixar de desacreditar em Deus. Ela olha a razão enquanto dialética com a fé e não como serva dela, te faz desconstruir o que você já sabe, suspender os seus juízos, desfazer de suas verdades sabidas, é deixar essa nova linguagem que é a filosofia preencher a sua consciência. Sendo assim, te faz analisar “os dois lados da moeda” te faz ver o que está por trás das aparências, o que cada filosofo pensa na sua construção do seu pensamento.

Muitos pensadores questionaram a religião, Deus. Mas que Deus? E que religião? Questionaram o Deus daquela época medieval, o Deus alienante, caprichoso, que nos faz sermos “bitolado”, que nos enganam. Tais ideias relativo ao Medieval ainda se faz presente em nossa atualidade. Mentes medievais que não se deixam abrir para o novo, (o novo poderá resignificar a fé, a cultura), são mentes que te faz colocar um “capacete”, que te bloqueia olhar para os lados e visualizar o diferente.

Portanto, quero deixar claro que não estou retratando o período medieval no sentido pejorativo, apenas quero explicitar que não se pode fazer filosofia e se encantar com apenas um período filosófico, deve-se olhar a filosofia como um todo e aproveitar o que cada filósofo e suas ideias têm a contribuir.

Melquisedec Carlos Fardin
Enviado por Melquisedec Carlos Fardin em 23/01/2023
Código do texto: T7701957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.