EM DEFESA DO POVO DE BRASÍLIA

Alguns dias atras, conversando com um amigo poeta, professor e escritor, falávamos sobre vários assuntos até que começamos a falar sobre o "Recanto da Letras" , onde temos o privilégio de escrever, e ele me disse sobre alguns artigos que tem lido, que falam sobre política, sobre o "pessoal " que mora na cidade de Brasília e que "rouba " o povo brasileiro.

No decorrer de nossa conversa, percebi a insatisfação dele por ver o povo brasiliano ser rotulado de ladrão por causa da classe política, por causa de alguns que roubam e todos são incluidos.

Nos despedimos e eu fiquei a pensar no que ele havia me dito e percebi que é uma realidade e uma injustiça o que fazemos com as pessoas que moram naquela cidade, que é a capital de nosso pais.

Muitas vezes, também me referi ao povo brasiliense dizendo algo tipo: "culpa daquele povo de brasilia que rouba" e percebi o quanto somos injustos com as pessoas que realmente são de lá. Sim porque, se formos analisar, podemos contar nos dedos quantos realmente nasceram naquela cidade, a maioria nasceu em outro estado e, muitos deles, nem casa lá tem.

Não podemos generalizar tudo.

Olhando jornais a gente percebe o índice de criminalidade, de assassinatos no Rio de Janeiro e, nem por isso, os cariocas são taxados de bandidos e de criminosos, eplo contrário.Sempre ouvimos falar bem do povo carioca. Em Minas Gerais, em São Paulo e em todos os demais estados brasileiros, vemos assaltos ,vemos crimes, temos roubos e não vemos esses estados serem taxados de ladrões ou de qualquer outro nome perjorativo.

Certa época, eu morei no Iraq e eu me sentia muito mal quando o povo de lá se referia às mulheres brasileiras como se todas fossem prostitutas, porque o que eles conheciam das mulheres daqui era as que posavam nuas em revistas masculinas e, para eles, isso era prostituição. Nem a essas mulheres eu me refiro como prostitutas porque sei que é um trabalho digno e que não precisa se prostituir para se fazer esse tipo de foto. Julgavam pelo que pensavam

Isso é injustiça e eu, como cidadã brasileira, venho em nome da população que não pensa no modo de se expressar , causando mágoas no coração do povo brasiliense, me desculpar com todos eles. Sei que em Brasilia existe pessoas de ótimo carater, de boa formação moral e que têm idoneidade, que não "são sócios do pizzailo" desses políticos , sem escrúpulos, que usam a nossa capital para derrotar o nosso pais.

Lá no Planalto, na cidade de Brasília ou em qualquer outra cidade brasileira existem pessoas que roubam, que enganam, que aproveitam do cargo, ou de situações, para prejudicar o semelhante, mas sei tambem que em qualquer outro lugar, assim como no Planalto, existem pessoas que são do bem, de boa formação moral e que se envergonham do que fazem os seus companheiros.

Um abraço a todos,

Anjo KM