EMPATIA

Empatia, substantivo, feminino singular. Na verdade eu até acho esse nome, empatia, um nome feio, mas o seu significado é de uma beleza e grandeza profunda, mas infelizmente apesar de ser algo tão importante, nem todos conhecem o seu significado, nem procuram saber.

Então por eu saber o que é empatia na prática, mas sou raso nós termos técnicos, fui pesquisar, e percebi que algumas pessoas são empáticas, sem saber explicar até mesmo como surgiu, outras aprendem a ser através dos ensinamentos.

Trago aqui algumas questões técnicas, tipos de empatia e algumas dicas, então vamos lá.

 

A empatia é fundamental para o nosso convívio na sociedade. 

 

A palavra empatia tem sido bastante usada nos últimos tempos, reconhecida como uma habilidade essencial na vida pessoal e profissional.

Em uma rápida definição, a empatia é uma forma de humanidade compartilhada, é a habilidade de colocar-se no lugar do outro.

Até esse ponto, boa parte das pessoas tem total conhecimento, mas você sabia que há três tipos de empatia?

 

Para conseguir desenvolver melhor a empatia é importante conhecer os três conceitos.

Ao longo do artigo explicaremos com mais detalhes e daremos dicas de como melhorar essa capacidade.

Empatia: elemento da inteligência emocional

Empatia é uma habilidade estudada nos campos da psicologia, ciências do comportamento e neurociência. Essa capacidade de compreender a realidade de outras pessoas é entendida como um elemento que compõe a inteligência emocional.

 

Por ser uma habilidade com certa complexidade, está dividida em três tipos, que são: Cognitiva, Emocional e Compassiva.

 

Conheça os 3 tipos de empatia

 

1 – Empatia Cognitiva: entendimento do ponto de vista do outro

 

Quando as pessoas falam sobre empatia, é normal relacionar única e exclusivamente à ideia de entender o ponto de vista do outro. Contudo, esse entendimento é apenas um dos tipos de empatia existentes, nesse caso, a cognitiva. Trata-se da capacidade de entender os sentimentos e os pensamentos de outra pessoa.

 

Conhecida também como tomada de perspectiva, é uma habilidade muito útil para negociadores e gestores.

Também é um tipo de empatia que contribui para a formação de comunicadores eficientes.

Pessoas que conseguem ter essa visão da perspectiva alheia compreendem como se colocar diante do outro de forma convidativa.

A transmissão de mensagens acontece de forma mais fluida.

 

2 – Empatia Emocional: compartilhamento dos sentimentos do outro

 

É o tipo de empatia que envolve o compartilhamento de sentimentos com outra pessoa, originando uma conexão emocional.

Por essa natureza, pode ser chamada também de empatia afetiva.

O indivíduo emocionalmente empático está em sintonia com os sentimentos de outra pessoa, sente-se como se estivesse fisicamente com ela.

 

Ocorre uma sintonização com o universo emocional da outra pessoa.

A empatia emocional é uma das mais complexas e difíceis de desenvolver.

Para ter essa habilidade, é essencial grande autoconhecimento e autorregulação emocional.

 

3 – Empatia Compassiva: percepção das necessidades alheias e oferta de auxílio

 

Conhecida também pelo nome de preocupação empática, a empatia compassiva vai do entendimento para a ação.

Após ter entendido o ponto de vista alheio e se conectado emocionalmente com alguém, o empático identifica as necessidades desse indivíduo.

A partir da identificação, nasce o desejo de ajudar com ações práticas

 

Por que separar os três tipos de empatia?

 

Ao ler os três conceitos de empatia mencionados acima, dá para perceber um caráter evolutivo de um para outro. Trata-se de um processo empático iniciado pela capacidade de entender o outro, seguida da conexão emocional que culmina em uma ação.

Basicamente, a pessoa que tem as três empatias entende como o outro se sente, sente com o outro e oferece ajuda caso seja necessário.

 

Observe que, se não há o entendimento dos sentimentos alheios, não é possível partir para os dois passos seguintes.

Ter apenas a empatia cognitiva não é efetivo para o processo empático. Entender os sentimentos do outro sem sentir com ele não movimenta a ação empática.

Há quem considere a empatia cognitiva como sub-emocional, uma vez que funciona como uma leitura lógica de como o outro se sente.

 

Por sua vez, a empatia emocional, como o nome sugere, é excessivamente emotiva. Já a empatia compassiva funciona como o equilíbrio entre os outros dois tipos de empatia. Contudo, deve ficar claro que sem a empatia cognitiva e a empatia emocional não chega ao estágio da empatia compassiva. Quem possui os três tipos de empatia entende os sentimentos do outro e sente junto, mas sem perder o controle de suas próprias emoções.

 

Dicas para desenvolver o processo empático

 

O processo empático resulta do pleno desenvolvimento dos três tipos de empatia. Abaixo listamos algumas dicas de como desenvolver esse processo.

 

1 – Tome a perspectiva do outro

 

Por que cada pessoa age como age? Quem se faz esse questionamento com frequência tende a melhorar a sua capacidade de tomada de perspectiva. É essencial esclarecer que a empatia cognitiva se realiza plenamente na visualização da perspectiva do outro, abrindo mão do seu ponto de vista.

 

2 – Deixe de julgar

 

Sabe quando você pergunta para alguém “por que está tão chateado com isso?”, nesse momento você está julgando. O processo empático somente se desenvolve quando não existe julgamento de como as pessoas se sentem.

Se você não consegue validar a chateação de alguém por um motivo específico, não está conseguindo ter uma visão plena do seu ponto de vista.

Se abstenha de julgar e busque compartilhar o sentimento alheio.

 

3 – Reconheça as emoções dos outros

 

Como mencionamos, a empatia emocional pode ser mais difícil de desenvolver, porém, tem como exercitá-la.

Uma forma de entender os sentimentos alheios é reconhecê-los de acordo com os seus próprios sentimentos.

A forma como você se sente em relação a diferentes situações pode tornar mais fácil entender os sentimentos do outro. Funciona como uma biblioteca de emoções que você pode consultar quando tem dificuldade.

 

4 – Comunique-se corretamente

 

A partir do entendimento e compartilhamento das emoções, é essencial se comunicar corretamente com o outro.

Embora pareça reconfortante dizer coisas positivas diante de cenários difíceis, saiba que é melhor validar o sentimento do outro. Reconheça os motivos dos sentimentos dele e demonstre que compartilha da dor. Frases como “sinto muito que você esteja passando por isso” e “já passei por algo parecido e foi muito duro” ajudam.

 

5 – Tome uma atitude

 

Você pode ajudar de alguma forma a reduzir o sofrimento do outro? Se identificar algo que pode fazer pela outra pessoa, dedique-se a isso. Claro que antes você deve consultar a pessoa para saber se ela quer esse auxílio. Em caso afirmativo, use todas as ferramentas disponíveis para ajudá-la. Lembre-se de que muitas vezes ouvir e aconselhar já é uma grande ajuda.

 

O desenvolvimento dos três tipos de empatia é essencial para ser uma pessoa empática.

Um Eterno Sonhador e Desconhecido
Enviado por Um Eterno Sonhador em 15/04/2023
Reeditado em 17/04/2023
Código do texto: T7764181
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