Pense Nisso

Você acha que é o que você é? Pense de novo. Vivemos no mundo da ilusão, por assim dizer por que achamos que existe aquilo que não existe e que não existe aquilo que realmente existe. Um exemplo: a morte. O que seria a morte? Ela não existe de fato porque tudo está em plena atividade o tempo todo. Em uma floresta encontramos tanto folhas viçosas como arbustos apodrecidos e organismos em decomposição. Onde está a morte ali? Em lugar nenhum; há, sim, organismos que se proliferam ao se nutrirem dos materiais em transformação; a morte não passa de uma transformação. O problema é que queremos defini-la em contraposição à vida. Que vida? Não existe a minha vida nem a sua vida. Você não tem vida, você é a vida; somos a própria vida eterna e imperecível.

Costuma-se achar que ateu é quem não acredita em Deus. Claro, esse deus personificado que castiga os maus e recompensa os bons nunca existiu mesmo. Deus encontra-se em toda parte, dentro e fora de você e de mim. Ou você acha que toda essa maravilha e perfeição, toda essa ordem inexplicável que faz com que bilhões de galáxias permaneçam num estado frenético de movimento sem se chocarem, percorrendo milhares de quilômetros por segundo são produtos do nada? Ou será que há uma ideia por trás disso, a mesma ideia que faz com que um corte em seu dedo se recomponha em alguns dias sem que você sequer reconheça mais de onde ele surgiu? Chame do nome quiser essa sabedoria, mas não pense que o nada possa produzir alguma coisa. Nada sempre vai produzir nada e alguma coisa sempre vai produzir alguma coisa. Há uma ideia inteligente por trás do simples bater de asas de um colibri.

E quanto ao mal e à doença, você acha que Deus criou essas coisas? Se há um Deus ou uma Sabedoria e se Eles são perfeição, como poderiam criar algo como o mal, a doença e as infelicidades? Todas essas coisas são produto da mente egóica, do ser exterior sujeito à decomposição. Acreditando ou não nas escrituras, ali está posto que Deus, ao criar os céus e a Terra viu que tudo era bom. Se tudo era bom quando foi criado por que não é bom aqui e agora? Por que o homem se desvirtuou? Ele passou a ver a si próprio como matéria e aí está toda a raiz do problema. O fato é: o que eu e você dissermos não passará de mais um ponto de vista entre os tantos que já existem, não vai mudar a realidade das coisas. O que é já é e ponto final. O que precisamos é viver em sintonia com o lado bom e perfeito de todas as coisas. Seja feito conforme a sua fé. Já dizia um grande sábio.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 08/06/2023
Código do texto: T7808490
Classificação de conteúdo: seguro