Em Nínive, até os animais jejuaram

"E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:

Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.

E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor.

Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.

E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo:

Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.

Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.

E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água;

Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.

Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?

E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez". (Jonas 3:1-10).

Se até os animais jejuaram, por que alguns de nós se ufanam disto?

OS CRISTÃOS JEJUAM ?

Jesus antes de estabelecer o seu reino, o reino da Graça, a Nova Aliança no seu sangue, jejuou quarenta dias e quarenta noites (Mt 4:2).

O jejum faz parte da tradição mosaica.

Moisés antes de estabelecer a Lei, subiu ao monte Sinai, e lá ficou por quarenta dias e quarenta e jejuou (Êx 24:18 Ex 34:28)

Os judeus ortodoxos jejuam pelo menos uma vez por semana.

O jejum faz parte da tradição judaica; e tem o propósito de eles se humilharem diante de Deus, e como complemento ao holocausto de animais, para serem perdoados de seus pecados.

O verdadeiro jejum levava os judeus a um estado de tristeza e de arrependimento de seus pecados.

Entretanto, com um único sacrifício, de Jesus, o derramamento de seu sangue na cruz, o perdão foi nos dado gratuitamente por Deus Pai, e holocaustos de animais foi abolido, e jejuns se tornaram desnecessários.

Os adoradores do Pai e do Filho (Jesus) não jejuam.

Somente por três dias os discípulo de Jesus jejuaram. E isto se deu quando Jesus esteve morto na carne por tês dias, após a sua crucificação.

Tão logo Jesus ressuscitou não há mais necessidade de jejum, "pois o noivo da Igreja está entre nós" nova e eternamente.

Os fariseus disseram a Jesus:

"Os discípulos de João Batista e também os dos fariseus frequentemente jejuam e fazem orações; os teus, entretanto, comem e bebem.

Jesus, porém lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo?

- Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo (na crucificação); naqueles dias jejuarão" (Lucas 5:33,34).

Nós, os adoradores de Jesus somos os convidados deste casamento, e temos a presença permanente de Jesus em todos os dias de nossa vida, pois somos o santuário de Deus (1Co 3:16,17 e 6:19).

Portanto, se temos o noivo, por que jejuaríamos?

Quem jejua, de certa forma confessa que Jesus está morto em sua vida, ou, como é o caso dos judeus, que Jesus não é o Messias prometido.

Os discípulos de João Batista jejuaram até terem a certeza de que Jesus era este Messias prometido.

Tão logo João Batista obteve de Jesus a resposta, de que ele Jesus era este Messias, João Batista liberou os seus discípulos para seguirem a Jesus (Lucas 7:18-22 , João 1:35-37).

EXPULSÃO DE DEMONIOS

Jesus nos dá autoridade para que em nome dele expulsemos demonios.

Quando exercemos esta autoridade e não obtemos sucesso é porque se trata de expulsar uma CASTA de demonios que se apossou de tal vítima.

Neste caso, para uma nova tentativa e sabendo que se trata de uma casta de demonios, devemos primeiramente orar e jejuar, antes de exercer a nossa autoridade.

" E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo:

Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é LUNÁTICO (doente mental) e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;

E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.

E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.

E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.

Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?

E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.

Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum" (Mateus 17:14-21).

Este jejum está bem estabelecido de como deve ser feito:

"E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente" (Mateus 6:16-18).

Propagar pelo rádio ou televisão, como fazem alguns pastores, de que estão jejuando, não passa de HIPOCRESIA da parte, deles, e não tem nenhum valor.

É possível até que tais pastores estejam mentindo, e só querem status para enaltecerem a si mesmos diante do rebanho de ovelhas.

Darci Ubirajara
Enviado por Darci Ubirajara em 12/06/2023
Reeditado em 28/08/2023
Código do texto: T7812107
Classificação de conteúdo: seguro