Linguagem inclusiva 1

Há pessoas excluídas da sociedade? Sim, há.

Há todo tipo de exclusão... e há várias formas de excluir pessoas.

Nos tempos atuais o que mais se tem falado é da importância de incluirmos as pessoas... Todos sabemos que as palavras têm poder. Nada que é dito deixa de atingir o outro... de uma forma ou de outra atinge. A linguagem pode ser flexível, dócil, maleável ou excludente.

Claro, penso eu, que pessoas bem resolvidas não se deixam abater quando se referem a elas com algum termo pejorativo... mas a maioria de nós não é. Sofremos sim, quando somos atingidos por uma enxurrada de palavras que tocam nossas feridas, o sangue jorra novamente, o coração aperta e a gente se sente um nada. Depois passa... porque tudo passa. Se não, não sobreviveríamos, não é?

Bom, quero falar aqui especialmente das palavras usadas para com as pessoas que tem alguma deficiência. Aqui, eu paro e penso: "quem não é deficiente em alguma coisa"... eu sou... sou deficiente em muitas... but... enfim.

De acordo com o Manual da SECOM (Senado Federal), '"menções a situações de deficiências, incapacidades ou quadros patológicos devem ser feitas em contexto e sem tom de piedade. A pessoa com deficiência tem nome, sobrenome e dignidade a ser respeitada".

È vero...

Entonces... não utilize palavras pejorativas, como, por exemplo, 'aleijado', 'defeituoso', 'incapacitado', 'inválido', 'deficiente'.

Vamos ver só um tipo de 'deficiência'... a tal da 'deficiência intelectual'... melhor mesmo é sempre usar 'pessoa com deficiência intelectual em vez de 'criança excepcional', 'doente mental', 'pessoa com deficiência mental', 'deficiência mental'.

Tomar cuidado no uso das palavras não é uma mera questão semântica ou sem importância... a terminologia correta evita preconceitos, estigmas e estereótipos...

É isso... vamos cuidar das palavras que saem de nossa boca... das palavras que escrevemos. Palavras matam. E o criminoso é você que as diz, o que ouve é a vítima... o criminoso é você que as escreve, a vítima é quem as lê.

Não vamos carregar esse fardo, não ;) É tão bom ouvir/ler palavras que abraçam, né não?

Baseado em: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/estilos/linguagem-inclusiva. Acesso em: 20 jun. 2023.