GUERRAS – GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE

 

Já escrevi que ninguém merece passar pelos horrores de uma guerra. Uma guerra insana e cruel, onde quem não tem nada a ver com isso acaba pagando um preço muito alto, como é o caso da população civil.

Mahatma Gandhi já dizia que “homens mais velhos declaram guerra, mas é a juventude que deve lutar e morrer”.  O intrépido piloto de caça aéreo alemão, Erich Hartman, considerado o maior sucesso da história na Segunda Guerra Mundial, também fez esta bombástica declaração do bem, ao invés de se vangloriar de seus feitos – “A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam”.

A história da humanidade sempre foi marcada por conflitos de interesses religiosos e políticos, passando por ambições desmedidas de conquistas de terras e poder.  Infelizmente, as principais vítimas colaterais de uma guerra são os velhos, as crianças e principalmente as mulheres que usam de todo seu denodo de mãe para protegerem seus filhos. Guerras traumáticas e marcantes que acabam culminando em mortes, muitas mortes, fome, miséria, tortura e violência sexual. Só nos resta apelar para os céus e pedir a ajuda Divina – ‘Glória a Deus nas alturas e Paz na Terra aos homens de boa vontade’.....