NEM TUDO QUE DÁ CERTO, É CERTO.

 

O vocábulo caráter vem do grego é Charaktér, daí, a palavra caracteres letras usadas na impressão de texto; é uma cunha, marca, ou impressão. Caráter, segundo Aurélio é a “Qualidade inerente à uma pessoa, conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral”. Então podemos dizer que o caráter de uma pessoa é tudo aquilo que lhe é impresso ao longo de sua vida, é a soma de qualidades boas ou más que ele recebe e que lhe determinam a conduta e a concepção moral: seu humor, seu temperamento, sua índole. Assim sendo, o indivíduo se torna um produto do meio – com rara exceção – pois o meio onde ele vive lhe imprimirá marcas boas ou más que determinarão o seu caráter.

 

Se o indivíduo foi gerado numa família estruturada, ortodoxa, criado dentro de padrões elevados de moralidade e bons costumes certamente terá em si, impregnados, os valores daquela família. Da mesma sorte, aquele outro que foi criado numa família desequilibrada, receberá desta, o mesmo equivalente.

O paulista Silvio de Abreu, autor da novela denominada "Belíssima", declarou à revista Veja, datada de 21/06/2006, que foi feita um pesquisa com espectadores para que a novela fosse feita e levada ao ar, e eles preferiram: "Não valorizar tanto a retidão de caráter. Para eles, tudo que dê certo na vida é válido". O próprio ator afirma que a moral do país esta em frangalhos. E isso, é uma verdade!

 

Nem tudo que dá certo é certo e é válido, não para nós que temos a Bíblia como regra de fé e prática para o nosso viver, por exemplo: Deus mandou que Moisés falasse à rocha e ela jorraria água para que o povo bebesse. Moisés não falou, mas, bateu na rocha com o seu cajado. Deu certo? Deu! Mas, não foi certo. Deus não mandou que ele ferisse a rocha, mandou que ele falasse à rocha e dela jorraria água, mas, ele a feriu (Nm 20.1-13). E o que aconteceu? Moisés errou, e por isso, foi penalizado por ter desobedecido a Deus. Você pode estar fazendo muita coisa em sua vida, e dando certo. Mas a pergunta é: à luz da palavra de Deus, está certo o que você está fazendo? E mais, todo erro traz uma conseqüência, uma penalidade. Lembre-se disso.

 

Robim Hood era um mítico herói inglês, um fora da lei que roubava dos ricos para dar aos pobres, aos tempos do Rei Ricardo Coração de Leão. Tenha ou não existido tal como o conhecemos, para muitos, ele é um dos maiores heróis da Inglaterra. Estava certo o que ele fazia? Sim! Estava certo quanto a alimentar os pobres, mas, quanto a roubar, estava completamente errado.

 

“Tudo que dá certo na vida é válido” é uma filosofia mundana contrária aos preceitos e ensinos da palavra de Deus e não nos deixaremos guiar por ela; temos o Senhor como Senhor de nossas vidas e faremos o certo, quando o certo, for certo. Se quisermos mudar os padrões e os valores da sociedade que vivemos, precisamos mudar primeiramente a família, ensinar nossos filhos os valores contidos na palavra de Deus. Se o país está em frangalhos é porque a família também está, se a família fracassar teremos uma sociedade fracassada, pois a família é a única oficina do ser humano para transformá-lo para melhor, quando a ferramenta usada é a bíblia. O mundo lá fora (fora da família), são rodovias esburacadas, vicinais poeirentas provocadoras de desastres na personalidade e no caráter do ser humano. A família temente a Deus é o único modelo de vida para consertar os estragos que o homem sofre no dia-a-dia da sua existência. Precisamos mudar o homem a sociedade e o mundo em que vivemos acertadamente fazendo o que é certo: mudando a nossa família.

 

Escrito em  23 Outubro de 2002.