E de novo o Ano Novo


         Mais uma vez um Novo Ano aparece na curva da vida e nós nos deixamos enganar acreditando que daqui pra frente tudo vai mudar. A maioria de nós faz planos mesmo sabendo que não vai cumpri-los. Mas é tradição: todo mundo faz sua listinha, mesmo que seja mental e deixa para começar tudo que planeja mudar em sua vida no Ano Novo. Apenas esquecemos que este ano que termina também já foi novo e que tínhamos as melhores intenções ao começá-lo.Mas, como diz o ditado popular, de boas intenções o inferno anda cheio. E aqui, enquanto faço minha reflexão de fim de ano, para não fugir a regra, faço também uma proposta, principalmente a mim mesma: por que não começar , não um novo Ano, mas uma nova vida, agora, exatamente agora? E nem é novidade, pois muitos grupos de auto ajuda têm mais ou menos este lema: só por hoje...Só por hoje eu vou começar uma vida nova e se não der conta, recomeço imediatamente assim que perceber que não dei conta...Não preciso esperar o primeiro dia de um janeiro qualquer...

          Eu gosto de pensar. Muita gente acha que pensa, mas na verdade não pensa: apenas usa pensamento dos outros para encher sua mente. Eu sei que também faço isso, mas tento o mais que posso usar pensamentos meus. É inevitável não pensar no Natal. Embora eu não tenha religião, respeito e admiro a simbologia do Natal: o renascer da Esperança na lembrança do nascimento daquele que, para os cristãos, é o Deus feito homem. Mesmo para mim, então, é um tempo de reflexão. Os valores familiares se erguem mais fortes nessa busca de amizade, perdão, doação, união. Para muitos que não conseguem uma vida relativamente normal e feliz também é um tempo de muita tristeza. Mas como tudo passa, o Natal também passa. E a vida continua. Assim como continuam as minhas inquietudes a respeito de muitas coisas.Principalmente a respeito de Deus.

        Eu penso em muitas coisas. Penso, por exemplo, que se Deus criou o homem a sua imagem e semelhança é evidente que o ato da Criação até agora tem se mostrado um fracasso. Ser a imagem e semelhança de Deus não significa, na minha compreensão, ser Deus. Mas se assemelhar a Deus na sua perfeição, ou pelo menos, buscar essa semelhança. É isso que chamo de evolução. A busca dessa semelhança. Fragmentos que somos da centelha criadora em busca da reintegração no Divino. Mas o que nós temos feito? Vinte e um séculos após o nascimento de Jesus e não sei quantos antes e a humanidade ainda não aprendeu o caminho. E não precisava ser assim...

          Consideremos apenas o ser humano normal, aquele que veio ao mundo sem nenhuma deficiência grave, seja ela física ou mental. Será que é muito difícil para ele perceber o que se espera dele como Ser Humano? O que é preciso fazer para honrar o Plano Divino da Criação? Eu penso que Deus espera de nós muito pouco : espera o respeito aos limites do corpo físico para que, tendo um corpo físico saudável, nós possamos compreender os limites de nossa mente e buscar intensamente ultrapassar esses limites. É pouco mas não é fácil.Não é mesmo. E o maior empecilho para a ampliação desses limites mentais se chama ignorância. É a ignorância que impede o crescimento humano e traz desequilíbrio à vida, seja no plano físico ou no plano mental ou espiritual. É a ignorância a responsável pelos erros que o homem comete e o afasta de Deus, seja individualmente ou coletivamente. E é a crença, cega e absoluta em qualquer coisa que provoca esses erros.

          A evolução humana tem se mostrado lentíssima; salvo algumas exceções, conhecidas pela História, o homem apesar do grande desenvolvimento tecno-científico tem andado arrastando os pés em sua caminhada em busca da evolução espiritual. Para conseguirmos melhorar o mundo e torná-lo habitado realmente por seres que refletem em si a imagem e a semelhança do Deus Criador o caminho é muito longo. Mas, qualquer caminho começa no primeiro passo. Quando cada um de nós der esse passo conscientemente, o segundo passo será mais fácil. Não é uma jornada impossível. Vontade e esforço porém são necessários. Eu não quero cruzar os braços e deixar a vida passar por mim. Não quero ficar a beira da estrada da vida, quero caminhar junto com ela, não apenas sendo mais um, mas fazendo a diferença. Muitos fazem essa diferença dentro de sua casa, outros no mundo inteiro. Isso não tem a menor importância. Importante é ser melhor do que se era, a cada dia. Não melhor do que o outro. Mas melhor do que se é a cada dia. Pois então, este vai ser o único item da minha lista de propostas para o Novo Ano: Permita-me Senhor, que a cada dia, a partir de hoje, eu seja melhor do que eu sou.E se amanhã, eu me esquecer disso, por favor, faça alguém ou alguma coisa me lembrar que cada dia é sempre um recomeço.