DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – EDUQUE QUEM ESTÁ A SUA VOLTA – DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS

 

O Dia 20 de Novembro é consagrado como Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem a morte de Zumbi dos Palmares. Nasceu em 1655 e foi morto em 1695. Zumbi dos Palmares foi um líder quilombola que se tornou um símbolo de resistência contra a escravidão no Brasil. Hoje em dia, por lei, 20 de novembro se tornou o dia nacional contra o racismo. Diversas atividades ocorrem em todos os cantos do país, como cursos, seminários, audiências públicas e as tradicionais passeatas.  

Alguém já escreveu que além da importância histórica da data, é um momento de enaltecer o Ser Negro, evidenciando a pluralidade de um povo marcado pela luta e sua resistência diária. Esta é uma boa hora de levantar a autoestima, ascensão social e se quebrar estereótipos, através de diálogos abertos, conscientização e interações.

Inúmeras músicas foram compostas ao longo destes anos, realçando a importância da participação ativa dos negros na cultura nacional. Em 1967 Ronaldo Bôscoli e Wilson Simonal, compuseram uma música, que eu gosto muito, falando sobre a importância de se reconhecer os antepassados e suas lutas contra o racismo, com o título – "Tributo a Marin Luther King".

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.  (Nelson Mandela)

Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.  (Martin Luther King Jr.)