E O ANO VIRA; E OQUE VIRÁ, DEPOIS, DA VIRADA?

 

Hoje é o dia da virada, mas, o que vira mesmo? Nada! Não existe um marco temporal nem tampouco um cataclismo, sinal, que divida o ano de hoje, com o ano de amanhã. E assim também, são com os meses, semanas e dias. No tempo, nada muda. A divisão hoje, e amanhã, existe para nós. A medição do tempo é do homem, e o homem pertence ao tempo. Ele continua inalterado em seu curso e em sua velocidade, se é que tem uma; mas, acredito que o tempo não passa, e, sim, que tudo e todos passamos por ele. Nada vira, nós viramos, pois, o que somos hoje, não mais, seremos amanhã. Em outras palavras: tudo que é temporal vira. E todo o atemporal permanece em sua forma inalterada: O mar, as estrelas, o céu, o sol e o tempo!

 

Mas, ainda que nada vire literalmente, virará e virão algumas coisas. Algumas dependerão de nossas decisões, outras, de agentes externos a nós, como por exemplo, acontecimentos impensados outros planejados; outros, esperados e não esperados. Virão também alguns dias ruins e tenebrosos; outros, bons, e felizes; outros, normais. Haverá nascimentos, mortes; haverá tristezas, alegrias; vitórias, derrotas. Cosmos e Cronos, continuarão em seus cursos inalterados. Mas, e, o mundo? Ah! Este, seguirá à revelia entregue ao hedonismo a bestialidade e toda sorte de depravação que devorará a humanidade já carcomida por tanto alimentar os prazeres da carne. Seguirá de mal a pior, servindo ao “príncipe desse mundo”. Afinal, ele, “Jaz no maligno”.

 

Fato é, que as únicas coisas que viram, são os dias e as noites para fazerem distinção entre um e outro; mas, o tempo, é o mesmo. O tempo é a eternidade aqui no mundo e lá, no espiritual. O tempo é um só. E o que fazer com as coisas que advirão no tempo "ano novo"?

 

Nesse tempo, chamado hoje, somado aos “muitos tempos já passados”, façamos uma introspecção, uma autoanálise, e vejamos o que fomos e o que fizermos de ruim, e nos arrependamos; decidamos que a partir do hoje  mudaremos tudo aquilo que precisa ser mudado em nós e fora de nós. Peçamos perdão a quem ofendemos e causamos prejuízo quer seja físico ou emocional. Deixemos o orgulho, a vaidade, a ganância, a maledicência, a inveja, o ódio, e mudemos. Mudemos sem promessas; hoje, agora, impensadamente, apenas, pelo sentir! Vá! Vá e conserte o que você sente que precisa ser consertado. Ainda que o ano não vire, você vira! Vira tornando-se outra pessoa melhor, mais tolerante; mais, amável, amigável, longânime, sensível aos sofrer alheio e respeitoso(a), mais empática e aceitável, por  onde quer que vá. Então, vire! Vire um ser melhor em todas as áreas da vida, e o mundo,  virará um outro mundo.

 

Feliz Ano Novo. Feliz 2024!