A lista

Assisti a um programa, no qual se abordou o assunto que sempre causa desconforto para quem não faz parte da lista de convidados de um evento. A apresentadora se referiu aos convidados de um casamento, mas essa lista é problema em todos os tipos de comemorações: casamento, aniversário ou qualquer solenidade.

Quantas vezes se convida uma pessoa apenas por ser parente ou colega de trabalho, de escola e a pessoa não comparece ao evento, tirando os lugares de outras pessoas que poderiam ser convidadas, mas não são porque o número de convites tem que ser restrito?

E ainda há outras coisas que chateiam muito, por exemplo, quando uma pessoa que espera ser convidada e não é, e aquelas pessoas maldosas que sabem da sua relação da pessoa promotora do evento, e começam a destilar seu veneno com comentários maldosos e perguntam-lhe:

_“ Ah, não foste convidada? Pensei que vocês fossem amigas...”

É claro que tais comentários são para deixar a pessoa mal, aquela pessoa excluída da lista, porque quem o faz já sabe de todas as respostas, mas essa pessoa quer isso mesmo porque é uma pessoa negativa.

E aí, muitas vezes a pessoa que esperava fazer parte da lista e não fez, se sente mal, sente tristeza, decepção, inutilidade, exclusão.

Pois não há nada pior do que você se sentir dispensável, alguém cuja ausência não é notada. Se você já se sentiu assim alguma vez sabe a qual sentimento me refiro.

Outra coisa lamentável é a pessoa não receber convite e ficar correndo atrás, pedindo, implorando para ser lembrada.

É preciso que se tenha um mínimo de senso, se alguém não recebeu convite, é porque não fazia parte da lista.

Então uma coisa é certa, quando receber um convite faça o possível para estar presente no evento, e quando a sua presença for impossível por algum compromisso inadiável, avise antecipadamente porque se o anfitrião quiser convidar alguém para lhe substituir, ele terá tempo.

Porém o certo é que se prestigie a pessoa que se lembrou de você, que lhe homenageou lhe enviando um convite.

E para finalizar, nunca, nunca mesmo convide alguém para a festa que foi convidado porque convidado não convida, apenas participa.

Umbelina Marçal Gadelha