CONQUISTAR

Ontem, lembrando das palestras que ministrava uma me instalou um gatilho para escrever sobre a palavra conquistar, que era o foco da Palestra de uma hora e meia a três horas, a pedido do cliente, e do curso de dezesseis a 32 horas, COMO CONQUISTAR E MANTER CLIENTES. Nas primeiras palestras e cursos era apenas COMO CONQUISTAR CLIENTES, depois de um tempo acrescentei o MANTER porque durante a palestra ou curso, comentava direto e muito sobre como as empresas, representados pelos seus funcionários, vendedores ou representantes - nas palestras e cursos tinham muitos representantes comerciais - conseguiam conquistar os clientes e efetuar uma venda e até mais algumas vendas posteriores, mas com o tempo, iam perdendo esses clientes, e assim, eu fazia dinâmica entre os participantes para eles descobrirem, eles se alertarem - muitas vezes os vendedores não percebem que estão perdendo os clientes, por coisa boba, fácil de ser mudado, ser alterado, ser simplesmente feito como o cliente quer - e após as explanações dos grupos eles tinham que criar soluções para que pudessem mudar esse cenário e manter os clientes, manter uma relação de fidelidade. A fidelidade está cada dia mais difícil, porque as ofertas são variadas e as pessoas trocam facilmente basta darem algum benefício diferenciado. Por isso, o manter clientes está quase que impossível.

Mas, aquele momento da conquista pode ser para um todo e sempre, assim como é conquistar um namorado ou namorada, vem aqueles olhares, vem o interesse, vem a necessidade, vem o desejo até que acontece o casamento. Nas vendas é esse mesmo processo - aliás, pensando bem, todos os processos, em tudo, e formos analisar profundamente e até mesmo superficialmente é o mesmo para tudo - as pessoas, no caso os clientes, assistem uma propaganda, leem algum encarte, e ficam avaliando, surgindo então o interesse em adquirir tais produtos, então, para não ficar sofrendo como consumista, cria uma necessidade - desculpa para poder comprar sem medo, sem culpa - argumentando para si mesmo e para os que os rodeiam - estou falando dos clientes - que o desejo não é supérfluo e sim algo além de uma necessidade, vindo então a fase do ímpeto, do impulso - já escrevi sobre Impulsividade - onde nada atrapalha, nada impede, nada o faz mudar de ideia, porque a compra urge, a aquisição se faz de suma importância, caso de vida ou morte - para ser mais dramático, claro, e, creiam, tem muito disso por aí - e assim, a satisfação plena vem com uma gama de adrenalina, de vários sentimentos, de diversas formas e reações quando está com o produto, a coisa, seja lá o que for, em suas mãos, em sua posse. Se cria uma relação de apego, se cria uma relação amorosa profunda entre o bem e a pessoa, o cliente.

Esse apego, essa relação amorosa, como se fosse um casamento entre duas pessoas que se amam, acontece porque a pessoa que está vendendo, ou seja, o vendedor, ou representante, mais o vendedor, que atende direto no balcão, atende direto as pessoas, elas tem que ter, obrigatoriamente o feeling, o sentido, de identificar o perfil de cada cliente que entra em seu estabelecimento, ou até mesmo por telefone, através da voz - ministrei vários cursos para Telefonistas, Recepcionistas e Telemarketing e frisava muito isso: identificar através da voz a necessidade e as condições psicológicas que a pessoa do outro lado da linha deve estar - porque as pessoas que se aproximam, que entram num estabelecimento elas estão afoitas, estão sedentas para adquirir, para comprar o seu bem maior do momento, e assim pela expressão corporal, pela expressão do rosto, pela expressão da voz, e por vários indícios, já se sabe como abordar cada cliente - nos meus cursos listava uma variedade de 24 tipos de clientes, fazia dinâmicas para que conseguissem identificar -. A pessoa que já tem o dom da venda, da persuasão, tira de letra e já no seu piloto automático pelo dom que tem, consegue identificar e explorar perfeitamente o atendimento e conquistando, assim seu cliente. Mas tem aqueles que não tem o dom, não nasceram, mas tem tanta vontade de serem vendedores - vender é uma arte - e assim estudam, se dedicam e conseguem chegar a um ponto QUASE ao nível de quem tem o dom. Assim como também tem - e tive vários - que até tentam, porém não tem a capacidade de lerem as pessoas, não tem poder de persuasão, não conseguem distinguir uma pessoa da outra, e nem mesmo se interessam em conhecer seu produto para, pelo menos, através do conhecimento demonstrar tranquilidade e os benefícios do que estava vendendo - eu mesmo os dissuadia a serem vendedores.

Para conquistar um cliente, tem que haver empatia entre o cliente e o vendedor, e essa simbiose quem tem que provocar, quem tem que estimular é o vendedor com suas técnicas, com seu total poder de persuasão. conduzindo o cliente, de forma tranquila, sem querer empurrar, sem querer se desfazer do produto, ou do que seja, para atender logo outra pessoa - hoje com as tais comissões, é um terror o que fazem com os clientes, eu várias vezes cheguei no caixa e perguntaram quem havia me atendido e eu disse que ninguém porque aquilo não foi atendimento, e não fazia questão alguma de dar comissão para quem não merecia, assim como também, várias vezes indiquei e recomendei estabelecimentos e vendedores pelo perfeito atendimento. Meus alunos, todos, diziam que não gostariam de me atender, porque comentava o que aprontava nas lojas, restaurantes e em todo lugar que ia - agora já não sou mais tão exigente e nem metido, na época era porque queria ter exemplos vivos para deixar a aula, a palestra o curso mais interessantes e reais.

Conquistar clientes é fácil, muito fácil, mas o difícil é manter esse cliente. Uma das coisas que mais conquista clientes é chamá-lo pelo nome - aliás, em qualquer situação, chamar pelo nome eleva o potencial de respeitabilidade, confiança e estreita o relacionamento, pois a pessoa se sente importante; eu, no primeiro dia de aula já grava o nome dos meus alunos, e até hoje, os encontro e lembro deles e até de situações em aula, bem como com clientes quando tinha restaurante e loja, chamava todos pelo nome; fazia e faço questão disso. Se a pessoa tem capacidade de gravar nomes, pergunte o nome do cliente e o chame pelo nome durante o atendimento e até em outros momentos quando dias ou meses depois ele aparecer no estabelecimento chame-o pelo nome - agora, se não tem essa capacidade não pergunte. Certa vez fui com meu filho mais velho comprar umas roupas pra ele na Gang da Otávio Rocha em Porto Alegre e quando chegamos o vendedor, de jaleco - todos usavam - perguntou, já imediatamente pelo meu nome e do meu filho, disse José, pra ser mais fácil do que Fernando, e Vinicius. o rapaz anotou os nomes e colocou no farto bolso do jaleco. Ele se mostrou, todo solícito, até então demonstrando, sob meus olhos críticos, como sendo um bom vendedor, só passaria a muito bom e ótimo conforme a evolução do atendimento, até que, meu filho até o provador para experimentar as roupas escolhidas e eu fiquei meio distante, olhando aleatoriamente as roupas, que nada serviriam em mim por usar basicamente roupas sociais no meu trabalho, então escutei alguém gritando, falando alto mesmo, chamando alguém SEU JOÃO, SEU JOÃO, SEU JOÃO e eu nada de me manifestar, até que ele disse SEU JOÃO O VINI ESTÁ LHE CHAMANDO. Quando ele falou o nome do meu filho, bem de forma íntima e amigável, eu fui em direção a ele e o Vinicius já com aquele olhar, ELE VAI APRONTAR, e realmente, quando cheguei perto do rapaz eu lhe disse COMO FOI MESMO QUE TU ME CHAMOU? Ele já ficou todo confuso, procurou no bolso os papeis com os nomes das pessoas que estavam atendendo, eram cinco, e já ficou confuso e eu então tasquei essa SE TU NÃO TENS CAPACIDADE DE GRAVAR OS NOMES DAS PESSOAS QUE ESTÁS ATENDENDO, NÃO PERGUNTE O NOME DELAS, É MELHOR ASSIM. O rapaz ficou todo desconcertado e gaguejando tentou se explicar piorando mais ainda a relação AMIGO, EU..., nem deixei que continuasse a frase e já lhe disse EU NÃO SOU TEU AMIGO, SOU TEU CLIENTE, ELE SIM, PODE SER TEU AMIGO, E TENS A LIBERDADE DE CHAMÁ-LO DE VINI E AMIGO, MAS EU NÃO, PORQUE NEM SEI QUEM TU ÉS, PORQUE ATÉ AGORA NÃO ME DISSE TEU NOME, e tu já deverias ter dito mesmo antes de nos perguntar o nome, meu filho fechou a cortina de vergonha, mas eu a abri e lhe perguntei se havia gostado, e pronto, comprei, tudo que ele havia escolhido, mas deixei claro para o rapaz que esse não era a maneira de atender e lhe dei umas dicas. Agora, se ele acatou, que bom pra ele, se não, deve ter saído, abandonado a carreira de vendedor. Nunca mais fui até aquela loja.

Assim acontece muito em todas as áreas de nossas vidas. As conquistas são mal conduzidas e pior ainda, mal levadas, tendo seguimentos fracos, inconsistentes, sem demonstrar nada mais do que foi no começo, se deixando cair no morno, no trivial, no bem comum, sem atrativo algum, na mesmice. Assim são as relações amorosas, são as relações de amizades de coleguismo e tudo que se refere a qualquer tipo de relacionamento, até mesmo com os filhos. Se não fizermos algo diferente, se não aplicarmos novas técnicas, se não mudarmos à medida que o tempo evolui, as pessoas evoluem, não conseguimos acompanhar e não conseguimos jamais manter cliente, namorado, filhos, amigos, e tudo o mais que queiramos conquistar para o todo sempre.

Queres conquistar um emprego conforme o que sempre quis e sonhou? Então pare de sonhar, pare de se vitimizar (último texto que escrevi antes desse) e parta para a prática, se preparando, se adaptando e mudando conforme a necessidade do perfil daquilo que queres pra ti.

Queres conquistar um namorado ou namorada? Queres casar? Queres ter filhos? Então trace seu objetivo de vida, não perfil, mas sim, daquilo que tu queres e pretendes para tua vida e vá em busca do que tu queres, saia da mesmice, saia da zona de conforto e vá correndo em busca da felicidade. só depende de ti e mais ninguém. Não espere conquistar pela aparência, e nem escolher pela aparência, como diz o ditado AS APARÊNCIAS ENGANAM. A beleza é efêmera, o que tem por dentro, a tendência é melhorar cada dia mais.

Queres conquistar clientes? Faça uso do que comentei aqui, embora seja pouca informação, mas já dá pra tirar uma base de como deve ser para se conquistar e mantê-lo fiel.

Pense sempre: TU PODES CONQUISTAR TUDO O QUE QUISERES, BASTA QUERER, SE PREPARAR, SE APERFEIÇOAR E IR EM BUSCA, QUE TUDO VIRÁ, A SEU TEMPO, NÃO O TEU TEMPO, MAS VIRÁ ATÉ TI, NEM SEMPRE COMO GOSTARIAMOS, MAS VEM, PODES TER CERTEZA.

Então, vamos conquistar tudo aquilo que queremos?