Histórias de Buritis e da Igrejinha Nossa Senhora da Pena - Memórias

Histórias de Buritis e da Igrejinha Nossa Senhora da Pena — Memórias

Com base nos registros de historiadores relatados em livros, consta que Buritis surgiu como povoado por volta de 1739.

Silvânio de Freitas Soares (1909-2014), de quem escrevi a biografia e publiquei em livro, chegou a me relatar, que na juventude trabalhou como ajudante de pedreiro na construção da Igrejinha Nossa Senhora da Penha, localizada na Praça Dom Elizeu. Disse, ainda, que foi preciso apressar os serviços da obra para as Festas da Padroeira, que acontecem no mês de setembro. Oswaldo Gonçalves (Vadote), nascido em Buritis em 1924, meu primo e amigo, também me relatou, que seu pai, Lindolfo Gonçalves, juntamente com outros, foi um dos organizadores e coordenadores da construção. Revendo a biografia de Silvânio de Freitas e com base nas informações de Oswaldo Gonçalves e de outras pessoas, é possível presumir que a Igrejinha atual tenha sido construída entre 1925 a 1929.

A primeira Igreja ficava abaixo da atual aproximadamente 30 metros, tendo sido atingida várias vezes pelas enchentes do rio Urucuia, represando o córrego Veredas passando cerca de 500 metros do local.

Não sabemos precisar com segurança sobre o ano das duas construções, mas podemos ter uma ideia bastante clara quanto da importância delas na história de Buritis e na vida social e religiosa de seus habitantes.

A professora e escritora Rita Maria da Silva Ramos, destacou com ampla precisão, que a tradicional Festa da Padroeira, vem acontecendo desde 1805, segundo fez constar em seu brilhante livro, com o título: "NOSSA SENHORA DA PENA MAIS QUE PADROEIRA: NOSSA MÃE."

Insisto afirmando, que a história de um lugar começa ser feita com as pessoas e com os componentes envolvidos no curso dos acontecimentos dentro de um contexto vivido. E que o passado de um povo deve consistir-se dos registros e do culto à sua memória.

Dai, ser importante registrar em tempo hábil a passagem das pessoas e a reconstrução de suas memórias.

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 02/03/2024
Reeditado em 04/03/2024
Código do texto: T8011321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.