Admirável novo e breve mundo distópico

"Nunca antes na história da humanidade estivemos tão conectados, e ao mesmo tempo tão distantes, vazios, infelizes, doentes, traumatizados, ansiosos, frustados e solitários."

A tecnologia nos aproximou, nos trouxe muitos benefícios.

Hoje temos todo tipo de tecnologia pra fazer tudo por nós.

Com isso nos tornamos mimados, acomodados e preguiçosos, até mesmo em nossas relações interpessoais.

Quantas vezes somos intolerantes e desistimos uns dos outros no primeiro desentendimento ao invés de buscar um diálogo para resolver os conflitos ?

Entendo que há casos onde existe um comportamento tóxico e até narcisista de uma pessoa na relação em que de fato devemos desistir pelo bem da nossa saúde mental.

Mas, muitas das vezes há muitas exigências, parece que a maioria das pessoas estam buscando Barbies e kens, e qualquer coisa boba, pequena e sem importância, é motivo para uma discussão e para se cortar uma conexão que poderia ser muito boa para ambos.

Penso que as gerações anteriores a nós, antes da revolução industrial, trabalhavam duro para ter as coisas, como não tinham muitas máquinas pra fazer isso por elas na época, elas tinham que ser guerreiras, elas tinham a cultura de ainda cortejar, costumavam em sua maioria ser mais pacientes no processo de conhecer, construir e cultivar uma relação.

Cortesia essa que se perdeu com o tempo, se perdeu o romantismo, se perdeu a gentileza, os valores estam extintos.

Até a poesia que antes era mais valorizada hoje foi deixada de lado.

Hoje se dá mais valor a músicas e todo tipo de conteúdo que promovem a sexualização, a objetificação humana, principalmente do feminino, tudo que é superficial, fútil, e promove uma cultura de autodestruição tem mais valor.

Como consequência muitos estam cada vez mais solitários, depressivos, frustados, buscando, perseguindo obcecadamente por amor como quem procura oxigênio para viver, cada vez mais saturados e sem paciência para estar em apps de relacionamento, cada vez mais distantes uns dos outros.

Estamos perdendo, perdendo a nossa humanidade.

Será que realmente tem salvação ?

Será que é preciso vir um semi deus, um ser intergaláctico, uma invasão alien, ou simplesmente uma revolta da natureza para nós salvar de nós mesmos ?

Até quando vamos fechar os olhos para a realidade, se embriagar da carne, do sangue de animais indefesos, com álcool e todo tipo de drogas e comidas tóxicas para fugir dos nossos traumas, das responsabilidades que temos de fazer algo pra melhorar !?

Todos nós podemos fazer algo para mudar isso.

Estamos usando a tecnologia de forma sabia e em benefício do coletivo ou estamos sendo usados, moldados, escravizados e reprogramados por ela ?

O que iremos fazer quando a tecnologia chegar ao seu ápice, você aceitará viver numa cidade do futuro, (uma prisão tridimensional) !?

Quando é que a humanidade vai despertar a consciência ?

Talvez quando isso acontecer pode ser tarde demais !

Bem vindo ao admirável novo e breve mundo distópico !

Víctor Sigmaringa
Enviado por Víctor Sigmaringa em 03/03/2024
Reeditado em 03/03/2024
Código do texto: T8011898
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.