SOLIDÃO UM MAL DO SÉCULO – (Ec 4.10).

O Psiquiatra Dr. Leonardo Zunim disse que o maior problema do mundo atual, é a solidão. Para o Psiquiatra Erich Fromm a “necessidade mais urgente do homem pós-moderno é superar sua separação e deixar a prisão de seu isolamento”. A bíblia vai nos dizer que, “não é bom que o homem viva só” (Gn 2.18). Há um poeta Inglês chamado John Milton que no faz lembrar que a solidão foi a primeira coisa com a qual Deus se preocupou quando disse “ não é bom que o homem vivar só”.

 

Contrariando todos os propugnadores do isolamento social o mundo continua sendo uma cadeia de solidão. Não existe lugar mais solitário, hoje em dia, do que estar em meio a uma multidão. Os centros das grandes cidades tornaram-se retiro de isolamento. Quanto maior a cidade, maior a sua capacidade de isolamento. As pessoas estão dentro de suas casas cercadas por eletricidade, portões imensos com câmeras digitais, muros com cercas de arames farpados, e elas, lá dentro mergulhadas em seus notebooks, tabletes, televisão, celulares androides e outros. Uma cidade grande é uma grande comunidade de pessoas que estão juntas, porém separadas. A Madre Teresa de Calcutá, na Índia disse: “Solidão é o mais terrível tipo de pobreza. Levando em conta que a madre está certa em sua declaração, podemos afirmar que o povo mais miseravelmente pobre são aqueles que aglomeram nas grandes metrópoles espalhadas pelo mundo. As pessoas destas cidades estão irremediavelmente, sozinhas. A esse ponto, concordo com os psiquiatras citado a cima, quando disseram que o maior problema que as pessoas enfrentam, hoje em dia, é a solidão. Elas estão amarradas às correntes de solidão. Já acordam pela manhã, manietados a elas. Gente cercada por multidões, mas, completamente solitárias em seu viver.

 

Quanto mais o mundo se informatiza, mais sozinhos nós ficamos. Estamos mais sozinhos, hoje, do que as gerações que nos antecederam. Comparada a solidão, a tecnologia está bastante atrasada. A tecnologia desenvolvimentista é a grande responsável pela solidão da humanidade. Desde que a televisão entrou em nossas casas, a solidão começou a bater em suas portas. Uma colunista chamada Ann Landers disse que “a televisão tem provado que pessoas irão olhar em qualquer direção, menos, uma para as outras. As pessoas ficam hora e horas numa sala assistindo televisão sem sequer direcionar o olho ao falar com as outras pessoas que ali estão; isso, quando falam. Jogam vídeo Games, jogam nos celulares de última geração, fica nos computadores por horas a fio, isso em qualquer lugar: nos ônibus, nas ruas, nas escolas, nas igrejas, elas somente dão atenção para os celulares. Nós não nos sentamos mais e comemos como família. Somos estranhos dentro de nossa própria casa. Na hora das principais refeições os celulares estão em cima da mesa em mãos de cada um daqueles que ali estão cada um no watsup, no IMO, falando com pessoas que se quer conhecem, e que não estão presente. São mais importantes do que o pai, a mãe e os irmãos, que estão presente. Não há mais conversa, diálogo. Nós estamos nos esquecendo do prazer que há num bom bate papo. Falar com pessoa que nos estão próximos, perdeu a graça. A mulher e o marido ficam o dia inteiro fora, quando chegam em casa, cada um, vai pro seu canto e fica horas e horas mergulhado no celular, esquecem-se um do outro. Troca o mundo real, verdadeiro, pelo fictício e imaginário. Em todos os lugares as pessoas estão com celulares nos ouvidos, é como se estivessem dizendo: não me incomode, estou no meu mundo. Num mundo que é apenas delas. Elas se trancam em seus carros com vidros escuríssimos e ficam ensimesmadas e sozinhas. Não querem ser incomodadas. Essa é a impressão que tenho quando vou fazer visitas e chego nalgumas casas, que eu, estou incomodando. A pessoa está assistindo um filme, está no computador e tem que desligar. Droga chegou o chato do pastor para me atrapalhar. Será que ele não tem o que fazer não? Pessoas estão saindo anoite em busca de superar sua solidão, mas nada disso vai funcionar, grupos não permanece junto; depois, todos voltam pra suas casas e para suas solidões. É preciso muito mais. Neste tempo de homens “amantes de si mesmo” a única solução para a solidão, é estar com Jesus. Então se firme com ele, venha para a igreja, venha para Jesus. Ele morreu na cruz para salvar-nos desta solidão que o pecado trouxe a alma da humanidade. Cristo pode quebrar as cadeias da solidão e você se tornar realmente livre. Amém!

 

IESUS CHRISTUS VIA, VERITAS, ET VITA.