O poder da mídia

A palavra mídia surgiu das expressões “trabalhar em média e fazer média”, quando foi criado o Grupo de Mídia de São Paulo em 15 de agosto de 1968. E na década de 70 alguns jornalistas como Paulo Francis articulista da Folha de São Paulo, substituíram a palavra imprensa por mídia. E com o tempo a palavra mídia passou a ser referida aos meios de comunicação em geral.

Hoje em dia a mídia é composta por jornalistas formados ou não, escritores e influenciadores que utilizam os meios de comunicação como jornais impressos, rádio, televisão e internet. E na internet as notícias e informações são transmitidas em tempo real, sem tempo de correções. E tem se tornado um território sem lei devido a dificuldade de fiscalização da polícia.

A mídia tem a sua importância em informar o público, esclarecer a verdade, cobrar a transparência do poder público e privado e zelar pela integridade da população menos favorecida. A mídia depende das notícias e informações para sobreviver, e por isso se torna necessário o sensacionalismo e as notícias falsas ou fakes news, que são atrativos para o público em geral.

A mídia brasileira é considerada o quarto poder, atrás dos três poderes constitucionais, Executivo, Legislativo e Judiciário. E assim como os três poderes deve ser neutra e não se aliar a nenhum poder ou governo. A mídia por depender de patrocínio do governo é usada por quem está no poder ou exercendo algum cargo eletivo para se promover e até para denegrir a imagem dos partidos da oposição ou de quem saiu do governo.

O problema da mídia sempre foi o partidarismo de alguns midiáticos considerados corruptos. A mídia considerada marrom é tendeciosa, não prega a verdade e incomoda quem está no poder assim como quem está fora dele, se não for beneficiada. Enfim, a mídia corrupta não é da direita nem da esquerda, é de quem pagar mais.

Goiânia, 25-03-24

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 25/03/2024
Reeditado em 25/03/2024
Código do texto: T8027313
Classificação de conteúdo: seguro