Ora, ora, ora... Sr. Lula, que vergonha!

Acabo de ler no UOL (Universo On Line), provedor de internet bastante conhecido, que o museu dos Dinossauros e o Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, perto de Uberaba/MG, foram fechados por falta de verba. Seus funcionários foram demitidos por falta de míseros quinze mil mensais. Para quem não sabe, ambos estes locais foram responsáveis por descobertas, extraordinárias e recentes, no campo da Paleontologia no Brasil. Descobertas para o Brasil e para o mundo. Descobertas que incluem um crocodilo, antes totalmente desconhecido e que acabou sendo batizado de “Uberabasuchus terrificus” e esqueletos de titanossauros. Coisinha à toa, como devem pensar lá em Brasília.

Mas, infelizmente, a Prefeitura de Uberaba rompeu o convênio que permitia a sobrevivência destes locais. O Governo Federal, ao longo do ano passado, mandou um representante para discutir a federalização mas, além de não resolver nada, ainda demitiram o fulano sem dar satisfação a ninguém. O resultado aí está: demissão e descaso. Mais um descaso com a ciência e com a cultura desse país.

Tudo bem, somos pobres, temos problemas com febre amarela e outros males. É imperioso que mandemos dinheiro para Cuba. É fundamental que ajudemos Evo Morales a se locupletar no poder. Mais importante, ainda, é reformar os jardins daquilo que a Dona Marisa pensa ser a sua casa ou até, distribuir benesses aos Senhores Congressistas. Qualquer um desses eventos, para não citar um sem número de outros, seria suficiente para manter por anos o Museu e o Centro de Pesquisa Paleontológico funcionando e produzindo.

Indignação e revolta são os sentimentos possíveis que me ocorrem e o único que se pode dizer desse Governo, desse Presidente e desse Ministro da Cultura é impublicável e me traria uma série de transtornos jurídicos. Deixo para a imaginação dos leitores a finalização do presente artigo.