O SENTIDO DA VIDA

O SENTIDO DA VIDA

“Momentos nos existem quais é impossível desconhecer as nossas falhas; entretanto, tenhamos a devida prudência de situar o mal no passado. Teremos tido comportamento menos feliz até ontem. Hoje, porém, é nosso dia”. O fácil e norteante apelo popular do ambientalismo, com o discurso de um juízo de alegação, desculpa ou pretexto, que se resume na palavra proteção da natureza contra os excessos das atividades humanas, o transforma convertendo-o em um dos mais influentes fatores que induzem , incitam, instigam ou sugerem e no frigir dos ovos produz a indução.

Fatores da crise civilizatória ora em andamento, ao lado da preponderância de uma cidade ou de um povo sobre outras cidades ou outros povos ou mesmo a preponderância, supremacia e superioridade conferida aos mercados na determinação das políticas econômicas. O ambientalismo é o processo relativo ao, ou próprio do meio ambiente associados ao trabalho dos especialistas em assuntos ou problemas relacionados ao meio ambiente, a sua defesa e outras nuanças que o homem procura buscar para manter seu ambiente sadio, tornando-se para ele o sentido da própria vida.

Dicas práticas para se economizar energia e proteger o planeta tem sido alvo de muitos estudiosos sobre o clima no Brasil nas últimas décadas. Fernando Rossas Freire diz o seguinte sobre essas práticas para a economia de energia e proteção do planeta: Guarde e releia sempre. Divulgue, é importante. Participe, não seja omisso (a)! Um grande abraço! Aproveitando a deixa estamos colocando a disposição dos seres que lidam com soluções para melhoria do clima, da camada de ozônio e o efeito estufa no planeta em que habitamos. São conselhos importantes e se seguidos como delineia Fernando obteremos grandes resultados.

Tampe suas panelas enquanto cozinha. Parece óbvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. Use uma garrafa térmica com água gelada. Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de dois ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo de água. Aprenda a cozinhar em panela de pressão. Acredite... Dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás. Cozinhe com fogo mínimo.

Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida. Antes de cozinhar, retirem da geladeira todos os ingredientes de uma só vez. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc. Coma menos carne vermelha. A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e mega fedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1 kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.

Não troque o seu celular. Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer pessoa tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado.

Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos. Compre um ventilador de teto. Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado.

Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto. Use somente pilhas e baterias recarregáveis. É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes. Limpe ou troque os filtros do seu ar condicionado. Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano. Lâmpadas florescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente. Escolha eletrodoméstico de baixo consumo energético. Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

Não deixe seus aparelhos em estandby Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de - 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso. Mude sua geladeira ou freezer de lugar. Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar! O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho.

Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo. Parece até coisas banais o que estamos expondo aqui, mas será de grande utilidade para a natureza e uma grande economia que farás e sua despesa diminuirá sensivelmente. Existem outros conselhos úteis para economizar energias, noutra oportunidade levaremos ao conhecimento dos senhores.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 05/02/2008
Código do texto: T846969
Classificação de conteúdo: seguro