Mundo pequeno

É bem pequeno mesmo este nosso mundo, apesar de suas grandezas geográficas. Um encontro surpreendente atraiu recordações muito agradáveis de um grande amigo.

Numa palestra na pequena cidade de Urupês, que é próxima de São José do Rio Preto-SP, abraçou-me a Sra. Maria Lazara Roim Arvani, sobrinha do querido amigo Augusto Zugliani. Filha de Maria, a irmã mais velha dos filhos de José Zugliani e Hortência Vighini Zugliani, entre os quais estão Augusto e Afonso Zugliani. Portanto, neta de José e Hortência e sobrinha de nosso conhecido Gustinho Zugliani.

Foi muito agradável conhecê-la, relembrar o velho amigo e ver a história de Mineiros do Tietê resgatada num momento inesperado.

Além das recordações muito agradáveis de Seu Gusto, lembrei-me ainda de Afonso, para quem meu pai trabalhou. Ela relacionou os tios e tias, irmãos de Augusto e de sua própria mãe Maria: Afonso, Ângelo, Atílio, Ana, Jacintha e Justina.

Não pude resistir ao momento. O tema da palestra foi A amizade. Extrapolei os limites do script e a incluí na palestra, lembrando a velha amizade com Augusto. Citei de público a incomparável e bondosa personalidade do amigo, nossa amizade e especialmente sua atuação como cidadão íntegro, querido e muito respeitado na cidade de Mineiros do Tietê. Cite sua experiência profissional de alfaiate, a dedicação à música e rápidos outros comentários do cidadão Augusto Zugliani. Todavia, fixei-me expressivamente em nossa velha amizade.

Comentei sobre os últimos anos de sua existência, já bem fragilizado, costumeiramente acompanhado da neta Maria Tereza nas visitas que nunca deixou de fazer aos amigos. E foi com emoção que citei nossa despedida na casa da filha Lázara e do genro Sebastião, que generosamente nos buscou em casa, quando oramos juntos e pudemos sentir o valor e a expressão de uma autêntica amizade. Guardo referido momento como dos mais emocionantes de minha vida.

Ele partiu em 1999, aos 99 anos. Impossível esquecê-lo, porém. Sua conduta, sua generosidade, sua amizade, marcaram-nos a vida profundamente.

E com que surpresa conheci sua sobrinha em Urupês, bem distante de Mineiros do Tietê. Ela se apresentou muito carinhosa, nos abraçou e falou do tio com o carinho e atenção que já conhecemos da família. Imediatamente eu disse a ela que levaria o encontro às páginas de nossa coluna semanal. Afinal, é a história da cidade, na notável personalidade de Augusto Zugliani que ora volta à memória com a força da amizade que este grande amigo dedicou, não só a mim, mas a toda a cidade de Mineiros do Tietê.

Recentemente o periódico O Idealista, publicado na região e específico do movimento espírita, publicou, com adaptações, nosso texto de 1999 em que homenageamos o amigo. É que sua figura despertou gratidão em todos nós e seu exemplo de dignidade é para ser lembrado sempre, afinal são dos exemplos de homens dignos, bondosos e atuantes no bem, que aprendemos a construir o mundo de harmonia que tanto desejamos.

Orson
Enviado por Orson em 06/02/2008
Código do texto: T848122