O homem e as mazelas que afetam a sua dignidade.

Embora saibamos que o Brasil é um grande celeiro de cidadãos desajustados moralmente, não desconhecemos também que essa anomalia ocorre em todo o mundo. Alguns estudiosos no assunto atribuem como causa, o desvio de conduta, fator que deve ser tratado através de sessões de psicoterapia. Outros têm como opinião a ausência de educação familiar a qual, segundo eles, é a base que norteia a dimensão comportamental do indivíduo.

O fato, porém, resulta em conseqüências maléficas, não apenas para o indivíduo envolvido, bem como para a imagem da sociedade em que o mesmo venha a conviver.

Em nosso país, essa prática tem apresentado um crescente índice de registros de ocorrências perniciosas, nas quais se evidencia a presença ainda de cidadãos que, anteriormente, usufruíam de grande reputação. Os acontecimentos mais alarmantes decorrem do envolvimento de pessoas que, devido as suas altas patentes e funções bem conceituadas, deveriam ser o exemplo de dignidade e respeito.

Outro fator do qual se prevalecem esses pífios indivíduos, é a desorganização política e administrativa em que se encontram os diversos órgãos do governo, pois atualmente são constatadas grandes falcatruas envolvendo o cofre público. Acresce ainda, a circunstância de que não houve também a reforma tão ansiosamente aguardada no Poder Judiciário que viabilize a igualdade de tratamento na concessão de penas, sem a qual prejudicam as classes sociais menos favorecidas.

Na posição de cidadão brasileiro que sobrevive com os valores de uma aposentadoria defasada, onde o sistema previdenciário carece de uma reforma mais conscienciosa, não acredito que a injustiça notadamente existente neste país venha a ter um fim, enquanto o poder e o dinheiro vigorarem como moeda vantajosa para aqueles privilegiados e mandatários da politicagem nacional.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 21/02/2008
Reeditado em 22/02/2008
Código do texto: T869775