Um pouco de História Universal. As origens do queijo.

Constam dos anais da História Universal que as origens do queijo vêm desde a Antiguidade, período em que os povos nômades da África e Oriente deslocavam-se através de caravanas, transportando o leite das jumentas e fêmeas dos camelos utilizando-se de bolsas feitas com o couro do estômago dos animais.

A coagulação do leite ocorria esporadicamente, em virtude de seu contato com as substâncias contidas no couro. Como resultado, resolveram provar a massa coagulada a qual teve imediata aceitação, ensejando a percepção de que chegaram a um excelente modo de conservar o leite e suas proteínas.

De acordo com outra versão, o homem iniciou a captura e criação de espécies selvagens em cativeiro, obtendo alimentação duradoura, independente da caça, e, como conseqüência, habituou-se ao consumo de leite fresco.Na época das chuvas as pastagens melhoravam e as quantidades de leite aumentavam, e o que não era consumido coagulava de forma natural.

Então, diante dessa situação, o homem decidiu provar a massa coagulada e, por ter gostado começou a deixar que o leite coagulasse propositalmente, contando com uma reserva alimentar saudável e de gosto agradável ao paladar humano.

Muitos anos depois, a massa foi colocada em fôrmas, adicionando-lhe sabores e maturando-a. Ao produto atribuíram o nome de queijo, do Latim CASEUM, designação da proteína do leite.

Essa fantástica viagem gastronômica, através dos séculos, já ultrapassa os 5000 anos.

Fonte: Revista Estudos Gessy Lever. Série brasileira. Volume nº 4. Março, de 1989.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 23/02/2008
Reeditado em 09/03/2008
Código do texto: T872045