COMPARTILHANDO :  "O POETA"
==========================


De uma obra antiga, "Vida dos Grandes Poetas",  cuja data perdeu-se, infelizmente, (talvez entre 1940 e 1950),  cujos autores só tenho aqui as iniciais, H.T. e D.L.T,  compartilho:

Tema: O Poeta

"Muitos caem no erro de supor que um poeta seja apenas um fazedor de rimas. Ele é muito mais do que isso. O termo poeta provém do grego "poietes", que quer dizer criador, inventor - aquele que tece palavras musicais e cria pensamentos harmoniosos.

O verdadeiro poeta é um criador - e ainda mais. É um profeta. Os antigos romanos, com efeito, usavam a mesma palavra, "vates", para designar tanto o profeta como o poeta. "O profeta - como Carlyle no-lo recorda - é o revelador daquilo que temos que fazer; o poeta, daquilo que devemos amar."  É o investigador e o Vidente: "um abençoado mensageiro de luz vindo do céu."  Pode ver muito mais claramente do que nós não apenas os progressos do Homem, mas a intenção de Deus. Parafraseando Lord Tennyson, poderíamos dizer que consegue "mergulhar no futuro", até a uma distância inatingível aos olhos humanos e contemplar a Visão Final, e a maravilha que será a República Universal, quando os clarins de guerra não mais soarem e as bandeiras de combate forem enroladas no Parlamento das nações.

O verdadeiro poeta é um criador e um profeta. E, além disso, é ainda mais alguma coisa: é um mestre. Não somente vê a luz, mas guia os nossos passos em direção a ela. Enquanto o erudito permanece calmamente em sua torre de marfim, entregue, sem riscos, às suas especulações, o poeta encontra-se, geralmente, lutando na vanguarda do progresso humano.  Encontramos poucos poetas entre os reacionários, mas muitos entre os rebeldes. Os grandes poetas procuram eliminar as injustiças do mundo e perpetuar as suas belezas. Constituem o elo mais forte entre o homem de hoje e o super-homem de amanhã. São os "nossos irmãos sublimes", que nos tomam pela mão e nos fazem subir os  "degraus do grande altar do mundo, que se elevam, através das trevas, até Deus."

O poeta, portanto, é o emissário divino de boa vontade para com os homens - um irmão augusto de olhos perscrutadores, voz que canta e coração esperançoso. De todos os tipos superiores o poeta é, talvez, o mais universalmente compreendido, pois, para de novo citarmos Carlyle, "existe uma veia de poesia no coração de todos os homens". Somos todos poetas, quando lemos compreensivamente um grande poema."


                                  - H. T. e D.L.T.
                                  em "Vida dos Grandes Poetas"
                                  Livraria do Globo S.A.-P.Alegre
                          

      

Foto: Jaque Danty

Lúcia Constantino
Enviado por Lúcia Constantino em 24/02/2008
Reeditado em 12/01/2009
Código do texto: T874409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.