Entrevista com colunista do Jornal Independente.

Adoro entrevistas, sempre que posso assisto ao programa do João Dória Junior, que é um exímio entrevistador. João Dória faz da pergunta uma arte e com inteligência torna o entrevistado a estrela principal. Sensível, consegue extrair o que há de melhor em cada pessoa que participa de seu programa. E sejamos sinceros: a alma humana é rica, vasta em experiência, afinal, todos passamos por bons e maus momentos na vida, e isso naturalmente rende muita história pra contar, para isso basta que se tenha ouvidos para ouvir e atenção para dedicar. E ouvidos e atenção Dória tem de sobra.

Por isso, por gostar tanto de ouvir a história de vida das pessoas, que creio influenciar muito em nossa forma de ver o mundo, é que convido o leitor amigo do Jornal Independente a assistir a entrevista que nosso amigo Orson Peter Carrara concedeu ao programa Vivência Espírita da Fraternidade Francisco de Assis, da capital paulista, que você pode acessar pelo site http://www.fraternidadeassis.com.br/.

O nosso amigo Orson, que bem conhecemos pelos artigos oportunos publicados neste semanário, fala sobre sua vida pessoal, suas palestras, sobre seu livro e temas diversos que interessam a todos. Aliás, é uma marca registrada de Orson exaltar o lado bom e belo da vida chamando-nos a atenção para as coisas verdadeiramente relevantes de nossa existência.

Assisti a entrevista e gostei muito pela forma em que o entrevistador Humberto Pazian a conduziu, a semelhança de João Dória Junior, Pazian conseguiu extrair com sensibilidade o belo conteúdo da grande figura humana que é Orson Peter Carrara, que, diga-se de passagem, mesmo residindo em Matão não esqueceu de suas origens e leva aonde vai suas queridas Mineiros do Tietê e Dois Córregos.

E ao meu ver o ponto alto da entrevista foi quando Orson citou a questão referente à mágoa e suas conseqüências. Sim, porque a mágoa é um assunto que faz parte da vida de grande parte das pessoas. Quantas criaturas não se deixam envenenar pela mágoa? Quanta gente não perde tempo corroendo-se com ofensas que julgam receber de familiares, colegas de trabalho, amigos e conhecidos?

Há muitas pessoas sofrendo por ignorarem os malefícios da mágoa. Alguns poderão contestar afirmando que é óbvio, ou seja, todos sabem que a mágoa prejudica a vida e a qualidade de vida de muita gente. Todavia, afirmamos que nem tudo que é óbvio para mim será óbvio ao outro. Como exemplo citamos o Evangelho; é óbvio que as lições evangélicas contém roteiro seguro para uma vida serena e pacífica, no entanto, mesmo contendo lições que a humanidade julgam óbvias poucos a praticam fielmente. É óbvio que em uma sociedade organizada ninguém deve padecer do necessário para uma vida digna, no entanto, mesmo sendo óbvia essa afirmação vemos imperar em algumas comunidades a fome e a ignorância, não raro filhas do desprezo e indiferença dos homens.

E não posso ser indiferente às lições como as que transmitiu nosso amigo Orson, por isso, caro leitor, é óbvio que a consciência me cobra a indicação para que você assista a entrevista de nosso amigo e companheiro Orson Peter Carrara que está disponibilizada na íntegra no endereço: http://www.humbertopazian.com.br/programavivencia.htm

Assista a entrevista e depois escreva ao amigo Orson dando o retorno para dizer o que achou, tenho certeza que uma bela amizade poderá florescer dessa iniciativa.

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 04/03/2008
Código do texto: T886790