Folha Democrática. Duas décadas de dignidade na imprensa Regional.

Ao completar no próximo dia vinte e cinco de março duas décadas de fundação, o jornal FOLHA DEMOCRÁTICA alcança o estágio privilegiado de ser um dos pioneiros da comunicação escrita, na região da Serra Azul. No município de Paty do Alferes foi o primeiro jornal a ser criado.

Este é um marco difícil de ser alcançado, principalmente em se tratando de um veículo de comunicação do interior, enfrentando todas as dificuldades decorrentes, não apenas do reflexo financeiro, mas ainda do quadro político-social que abrange a sua área de atuação. Embora essa circunstância dificulte a efetivação de seus objetivos profissionais, que consistem em informar a seus leitores com total imparcialidade, o jornal FOLHA DEMOCRÁTICA permanece empenhado em obter o alcance dessa meta.

Este é o motivo principal do orgulho que se reveste este colunista de fazer parte do quadro de representantes da FOLHA.

Em seus arquivos estão documentados episódios marcantes, histórias e estórias, notícias e reportagens que retratam a vida, a cidadania, a alegria e o sofrimento do povo da Região Sul Fluminense.

Inúmeras vezes seus diretores e funcionários, com abnegação e senso de profissionalismo, consumiram horas de trabalho pela madrugada, com a intenção de concluir a editoração em tempo hábil.

O respeito, a dignidade e, principalmente, a democracia continuam a nortear os princípios básicos e a filosofia de trabalho de sua equipe, cujos representantes jamais menosprezaram ou evidenciaram ausência de ética no convívio com os parceiros de profissão, por entenderem que todos também são merecedores de seu espaço.

A partir de 1993 o jornal FOLHA DEMOCRÁTICA passou a ter preponderante papel no município de Miguel Pereira, quando se iniciou a publicação de grandes eventos, solenidades históricas, inaugurações que mostraram o progresso da cidade, assim como o reconhecimento e crítica aos órgãos públicos.

A expansão comercial e a maior abrangência política proporcionaram para que a FOLHA chegasse aos municípios vizinhos, como: Vassouras, Mendes, Eng. Paulo de Frontin, Barra do Piraí, Piraí, Paraíba do Sul e Valença.

A FOLHA DEMOCRÁTICA destaca-se ainda pelo grandioso elenco de escritores, alguns já passados e outros que permanecem preocupados em enobrecer o trabalho de bem informar aos seus inúmeros leitores, com as mais diversificadas e importantes matérias.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 12/03/2008
Código do texto: T897794