O PRINCÍPE ELETRÔNICO

A sociedade hodierna é influenciada nos seus vários contextos pela comunicação, principalmente daquela realizada por meios eletrônicos, que de certa forma, globalizam um estilo de vida único, ou seja, uma nova configuração histórico-social de vida, desde o ser individual ao coletivo. Esta nova formatação é gerada principalmente, no acesso à comunicação interativa, deixando toda a aldeia global conectada entre si, em qualquer parte do globo.

No contexto desta nova configuração de tecnologias da mídia, surge o Príncipe Eletrônico. É este caráter eletrônico que dá a ele todo o poder de um efeito global, de estar interligado com o mundo. O Príncipe Eletrônico transpõe a hegemonia e a soberania, ao mesmo tempo em que, atravessa todos os degraus da sociedade, desde o âmbito local ao mundial. Através dele, os diversos meios de comunicação competem entre si, fazendo com que a mídia se democratize e amplie seus horizontes, buscando ir além da simples informação.

Em um primeiro momento, a globalização dá a sensação de que todos têm voz, quando na verdade, a idéia predominante nos meios de comunicação, é a visão dos que detêm o poder. Entre as várias mídias, se destaca a televisão, com seu caráter de santificar e crucificar um fato, criando mocinhas, vilões e heróis. Para tanto, virtualiza a realidade, como no caso recente da menina Isabella Nardoni, todos os veículos tratando do mesmo assunto, cada um “mostrando a sua verdade”. A guerra das manchetes e pela audiência e poder já crucificou o pai e a madrasta, podendo ou não ser os culpados. Um exemplo mais antigo é o caso da Escola Base, onde os pré-julgamentos da mídia foram desmascarados e a verdade veio à tona.

O Príncipe Eletrônico globaliza as várias formas de moldes televisivos, por exemplo, que programas de debates de caráter político tendem a ser apresentados no mesmo modelo de programas de entretenimento. O espetáculo dento do espetáculo é até uma forma de se aproximar dos eleitores, de atingir as camadas populares e mais numerosas.

Meus textos aqui no Recanto das Letras estão desatualizados.

Todos os meus textos atuais você encontra no meu blog.

Tudo que tenho escrito ultimamente está lá. Aguardo você!

http://coisasdagiii.blogspot.com