"Só para mulheres em termos... - homens podem ler".

CANCER DE MAMA... - QUANDO E COMO?

[Entre os [20] e os [30] anos são bastante freqüentes essas alterações e as suas causas, quase sempre, diz respeio à variações de cunho hormonais, e, para alguns especialistas não devem causar preocupações.].

Não obstante, para as mulheres detectar um caroço no seio já é um motivo aparente de preocupação, pois costumam, e isso é salutar, se assombrar com as possilidades do aparecimento de um câncer de mama.

No entanto, a maioria dos casos enquanto diagnosticada com certa premissa por um médico, não passam de cistos ou nódulos benignos e sem prejuízos maiores para o organismo feminino e, ainda, segundo avaliação do [Instituto Nacional do Câncer - INCA], somente, uma quinta parte dos chamados tumores mamários estão associados aos diagnósticos dos tumores malígnos.

Contudo, apesar de assertiva, não é para que você se descuide, pois na faixa etária dos [20] aos [30] anos os casos de cistos são mais contumazes e isto acontece porque eles estão, diretamente, relacionados aos hormônios femininos - o estrogênio e a progesterona - e o que se verifica no interstício entre uma e outra menstruação não são mais do que reações heterogêneas entre o estrogênio e a progesterona que, via de regra, culmina com a produção de líquidos nas mamas, e, as vezes, pela absorção total podem se transformar em membranas que, estando eivas do líquido, em conseqüência, podem vir a gerar cistos.

Importante é frisar, que os especialistas não optam pelo aceite de que os cistos venham, no futuro, a se transformar em cânceres de mama, ainda que, naturalmente, ocorra o risco à mulher, do desenvolvimento de um câncer de mamas; um tumor.

Portanto, se o acúmulo dos líquidos vir a formar um cisto de tamanho grande, evidentemente, pode gerar um desconforto e causar o aparecimento dores, e, nesse caso, o cisto pode ser extraído por intermedio de uma punção que, via de regra, pode funcionar como um tranquilizante paa a mulher seja de que idade for, haja vista que, o material extraído é, geralmente, remetido para exame de laboratório.

No entanto, os nódulos, segundo a avaliação de alguns ginecologistas, podem dizer:... - [hei-nos aqui!]. Isso ocorre nas proximidades do climátério e da menopausa.

A conseqüência, ou, melhor, a causa dessa variável é que, nessa época, a do climatério, há uma singela regressão na anatomia das mamas, ocasião em que o tecido, antes glandular, carrega a tendência de se transformar em um tecido adiposo [gorduroso] e, assim, há, de fato, a viabilidade de se formar nodulações de conteúdo e consistências líquidas, os cistos, denominados, também, de alterações funcionais benígnas das mamas.

Uma das formas de tratamento para essa anormalidade é a ministração de vitamina [e] e cuja eficácia na melhora do quadro é, amplamente, coprovada pela medicina.

Não obstante; um alerta! Como estes cistos podem, falsamente, oferecer a aparência líquida, evidência de um nódulo, a diferença fundamental é que os nódulos são sempre líquidos e os cistos são sólidos, todavia, somente é possível, a identificação e o diagnóstico por intermédio de uma ultrassonografia computadorizada.

Assim, diante do estágio adiantado da ciência médica atual, a mamografia, a biópsia, realizada com o auxílio de agulhas, os nódulos ou calcificações de até [15cm] podem ser extraídos.

Os procedimentos consideados básicos tanto para a ultrassonografia quando para a mamotomia, guiados pela mamografia são realizados em laboratório e dispensam as contumazes internações e isentam a seus pacientes das indesejáveis e vis cicatrizes.

Demais disso, quando o cisto ou o nódulo é de proporção mais elevada, se aplicada a extração pela modalidade de punção, pode levar a paciente a caminhar pela trilha do estado da frustração, uma vez que as cicatrizes profundas são contumazes.

No mais; afirme-se:

- [80%] dos nódulos levados à biópsia revelam ser benígno;

- em se tratando de lesões na região mamária, os cistos são mais freqüentes;

- de modo geral, o que se assevera é que, os cistos tem; evidentemente, em média [5cm] de diâmetro, não causam maiores transtornos, mas podem acumular, rapidamente, líquidos e aumenta consideravelmente de volume;

Cistos o que são?

- sacos cheios de líquido e, facilmente, apalpáveis;

Como surgem?

- pelo processo fisiologico do organismo;
- a mama é dotada de órgãos que produzem secreções;
- se a secreção não é expelida e acumula-se, pode provocar a dor e causar o aparecimento de um cisto;

E a causa; qual é?

- relaciiona-se com os hormônios femininos;

Há sintomas?

- são palpáveis e podem causar nostalgias;

E nostalgia, o que é?

- nada mais do que dore nas mamas, sensibilizadas a toques quer pela ação dos hormônios ou pela presença de cistos;

Como acabar com dor, eis a pergunta crucial?

- drenando-se o líquido do cisto com um a agulha fina ou, se viável, o tratamento por meio de medicamentos... - há casos em que a dor desaparece;

O cisto necessita ser operado?

- somente nos casos de cistos volumosos, no seu reaparecimento, após a aplicação de várias punções, ou, ainda, quando forem de natureza hemorrágica;

Das diferenças entre os nódulos e os cistos

- os cistos são eivos de líquido e os nódulos são sólidos de natureza benígna;

Fribroadenomas mamárias

- nódulos fibrosos pequenos e benígnos, devidamente, recobertos por tecidos fibrosos e glandulares. Se apresentam com uma consistência semelhante a borracha e, via de regra, aparece nas mulheres, ainda, jovens; e, se movem como singelas contas escorregadias quando apalpadas;

Adenose esclerosante

- diagnosticada por intermédio de uma biópsia e pelo endurecimento do tecido grandular;

Necrose gordurosa

- diagnosticada por intermédio de uma biópsia; ocorre quando o tecido adiposo lesado é substituído por tecido cicatrizante;

Como são tratados os nódulos?

- por intermédio de remoções cirúrgicas; o problema crucial é que costumam reaparecer, mas depois de remoções de vários nódulos será de tendência cancerígena; médico e paciente devem optar pelo simples controle;

Secreção dos mamilos

- pode ser causada pelo aparecimento de nódulos, palpáveis ou não que, geralmente, podem ser removidos no próprio consultório; não é necessariamente anormal e, em apenas [10%] é sintoma de câncer, m as deve ser avaliado por um médico

Possível é detectar nódulos e cistos sozinha?

- por meio de um auto-exame é possível na maioria dos casos;

- ao perceber alterações na mama, vá ao encontro de um especialista;

s





YOSEPH YOMSHYSHY
Enviado por YOSEPH YOMSHYSHY em 18/04/2008
Reeditado em 18/04/2008
Código do texto: T951400
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.