Prova de História - Ayanot 23

1- "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" foram princípios solenemente enunciados na França, pela primeira vez, num processo revolucionário - a Revolução Francesa - que pretendia romper com a antiga sociedade de ordens e privilégios.

Como estava dividida a sociedade francesa até esse momento e quais as características de cada um desses grupos? (1,0 ponto).

2- Setores da burguesia adquiriam cada vez mais consciência de seus interesses e defendiam a reestruturação do Estado.

a) Que tipo de medidas os burgueses estavam combatendo neste momento histórico? (0,7 pontos).

b) Em qual movimento filosófico estavam apoiados os ideais da Revolução Francesa? (0,3 pontos).

3- O que você entende como sendo "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", e qual a visão que a burguesia e os camponeses tinham, respectivamente, sobre isso. (0,7 pontos).

4- O que foi a Tomada da Bastilha e qual foi o seu verdadeiro significado. (0,7 pontos).

5- Para muitos franceses, Napoleão Bonaparte foi o governante mais bem-sucedido da história da França. No entanto, aproximadamente 1,8 milhão de franceses morreram em função das guerras que devastaram a Europa.

a) Qual foi o legado da era napoleônica? O que ele acabou fazendo de bom para os franceses da época? Cite alguns exemplos. (0,5 pontos).

b) Napoleão liderou uma série de guerras para expandir o domínio da França. Quais as consequências dessas guerras e qual a repercussão desses conflitos dentro da população francesa. (0,5 pontos).

6- O que foi o Bloqueio Continental e qual foi a atitude que Portugal tomou em relação a esse bloqueio. (1,0 ponto).

7- Após a consolidação dos Estados Nacionais Modernos e da consequente expansão marítimo-comercial, países como Espanha e Portugal impunham às suas colônias na América o monopólio comercial.

a) De que maneira funcionava esse monopólio? (0,4 pontos).

b) Por que o pacto colonial entre metrópoles e colônias não era mais interessante para alguns países, principalmente a Inglaterra? Explique: (0,4 pontos).

8- A lutas das colônias espanholas pela independência em relação à metrópole foi caracterizado pela difusão das idéias liberais, pelas ambição das elites coloniais em ampliar seu poderio político e econômico e pela debilidade do governo espanhol em controlar suas colônias.

a) Qual movimento filosófico dessa época inspirou os ideais de Independência? (0,2 pontos).

b) Quem eram os criollos e os chapetones e qual a diferença entre eles? (0,4 pontos).

c) Simon Bolivar (1783-1830) tinha um grande sonho. Qual era esse sonho e por que ele não deu certo? Cite dois países que obtiveram sua liberdade graças a Simon Bolivar. (0,4 pontos).

d) Simon Bolivar serviu de inspiração para que outro revolucionário também tentasse mudar a situação da América do Sul, no século passado. Qual o nome desse revolucionário? (0,2 pontos).

e) Quais países San Martin conseguiu libertar? (0,2 pontos).

f) O que foi a Doutrina Monroe e qual o seu verdadeiro significado? (0,4 pontos).

9- Referindo-se ao processo de Independência Política do Brasil:

a) a colônia brasileira possuia três grupos sociais. Quais eram esses grupos e qual a diferença entre eles. (0,5 pontos).

b) Ao longo do tempo, foram se acumulando tensões e conflitos entre colonos e colonizadores, gerando as rebeliões coloniais. Cite o nome das duas principais insurreições, e suas diferenças básicas no que se refere à participação popular. (0,5 pontos).

10- "Iom Hashoá" é o dia de lembrança aos mortos no

Holocausto contra os judeus durante a Segunda Guerra

Mundial, onde mais de seis milhões de pessoas foram

assassinadas pelos nazistas. No entanto, o Levante do

Gueto de Varsóvia foi uma verdadeira resistência e uma

luta pela Vida e pela Dignidade. Neste dia, vimos em

classe o filme "Insurreição", que narra a história

deste heróico movimento.

Escreva, em algumas linhas, o que você achou do filme

e a sua opinião sobre esse tema. (1,0 ponto).

Boa Sorte! Boa Prova!