UMA IDÉIA GOSTOSA

Encerrou-se no último dia 11 de maio o Festival Brasil Sabor. Promovido todo ano pela ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - com a participação do Ministério do Turismo, SEBRAE e muitos outros órgãos públicos, além da iniciativa privada chega ao seu terceiro ano como o maior evento gastronômico do Planeta.

O evento envolve os bons restaurantes em todos os estados que se proponham a criar um prato com ingredientes regionais e apresentá-lo por 30 dias à sua clientela. Com regras bem definidas, o Festival cria um clima de companheirismo entre restaurantes e Chefs de cozinha, além de atiçar o apetite e a curiosidade dos clientes e restaurantes.

A primeira versão, em 2006, já mostrava que o festival veio pra ficar. Em 2007 foi considerado o maior evento nacional pelo Ministério do Turismo e tem tudo para repetir o feito em 2008.

Como Funciona: - Os restaurantes associados à Abrasel criam e inscrevem um prato que deve conter ingredientes típicos de cada região, mensuram o prato para uma ou mais pessoas, descrevem-no, colocam preço. Depois é editado um guia exclusivo, padronizado em todo o país que contém, alem das informações do prato, também as informações do restaurante.

Objetivos: - Promover os restaurantes, os ingredientes regionais e valorizar os profissionais de cozinha. O festival, além de divulgação institucional, gera muita mídia espontânea fazendo com que toda a sociedade se sinta envolvida. Como tudo que é promovido pela Abrasel, existe um claro objetivo de criar uma aura de simpatia e chamar a atenção sobre o setor da economia que mais emprega no Brasil. Também mostrar as outras preocupações dos dirigentes do setor que envolvem o treinamento dos profissionais, a constante vigilância com o sabor e a segurança dos alimentos. Os restaurantes já descobriram que têm uma exposição pública de seus estabelecimentos como nenhum outro evento proporciona.

Quem paga: - Para a felicidade dos organizadores e dos restaurantes participantes, o evento tem encontrado cada vez mais a facilidade de patrocínio através das empresas fornecedoras do setor, administradora de cartões de crédito e, este ano, já contou com a participação da Universidade Luterana - ULBRA. Isto tudo sem contar o governo do estado, através da amazonastur, o município de Manaus, com a Manaustur e a Suframa dando seu aporte local, representando o Governo Federal. Além disso, cada restaurante paga uma taxa de inscrição. Na verdade é uma somatória de interesses públicos e privados necessários em qualquer projeto turístico.

Repercussões: - Embora o festival aconteça durante um mês, de meados de abril até meados de maio, as repercussões já começam antes e se estendem muito além desta data. A exemplo do que acontece em outros estados, o Amazonas publica o livro Segredos dos Chefs, imortalizando as receitas criadas pelos e pelas chefs de cozinha local. De quebra, o movimento como um todo, promove o retorno às origens, onde os cozinheiros vão buscar na fonte os ingredientes para o preparo da boa comida. Afinal, cozinhar é muito mais que abrir latas e misturar temperos.

Os números: - Antes mesmo de ter os dados oficiais a Abrasel estima que mais de cinco mil pratos foram comercializados este ano pelos 45 restaurantes participantes da capital e dos municípios de Presidente Figueiredo, Coari e Itacoatiara. Em Manaus, apenas no lançamento do festival, mais de um mil e quinhentas pessoas degustaram os pratos criados. No Brasil todo são dois mil restaurantes envolvidos. O número de pratos vendidos ainda não foi apurado.

Com tantas notícias que os brasileiros tomaram conhecimento nos últimos meses, algumas alvissareiras, algumas ruins e tristes, as notícias gostosas tinham que vir da cozinha. As pessoas quando vão a restaurantes o fazem para encontrar um ambiente alegre, uma comida gostosa e segura. Comer é um ato social prazeroso.

Luiz Lauschner – Escritor e Empresário é Membro do Conselho Nacional da Abrasel.

www.luizlauschner.prosaeverso.net

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 19/05/2008
Reeditado em 19/05/2008
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