Treinando a leitura 8

Publicado por: CEJA VO
Data: 19/11/2023
Classificação de conteúdo: seguro

Créditos

Conto: Branca de Neve (resumo) Autor: Irmãos Grimm Adaptação: Ana Voz: Ana
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Treinando a leitura 8

Branca de Neve

Os contos de fada dos irmãos Grimm foram contados e recontados ao longo dos tempos. O conto “Branca de Neve” teve adaptações variadas nos detalhes, porém há uma ideia central: a filha do rei é perseguida pela rainha madrasta, que invejava a beleza da menina.

~~~~

Nesse conto, a personagem principal é Branca de Neve, uma garota linda, meiga e bondosa, querida pelos animais, porém detestada pela madrasta que tinha inveja da beleza da garota, a qual era elogiada como a mais bela pelo espelho mágico da megera, quando a rainha perguntava a ele: “espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita que eu?”

A rainha madrasta invejosa quis matar Branca de Neve, com o intuito de o espelho finalmente lhe responder que ela, a rainha, era a mais bela. Porém, falharam todas as tentativas de matar a jovem Branca de Neve.

Várias vezes, a jovem fora salva pelos sete anões, que a acolheram em sua casa, em troca de serviços domésticos. Na última vez, a rainha má conseguiu derrubar Branca de Neve, que ficou imóvel e de olhos fechados, com aspecto de morta, causando comoção e choro nos animais da floresta e nos sete anões.

Considerando que a linda menina estava morta, os anões a colocaram num caixão transparente que construíram, o qual foi deixado exposto na floresta, uma vez que os anões não quiseram colocar embaixo da terra escura a beleza da menina querida que jazia morta após comer a maçã envenenada.

Tempos depois, passou um príncipe, que se apaixonou por Branca de Neve imóvel no caixão transparente. Ele convenceu os anões a lhe dar o ataúde, porém, quando os empregados do príncipe descuidados derrubaram o caixão, fez com que Branca de Neve se desengasgasse do pedaço de maçã envenenada e, então, se acordasse bem viva.

Branca de Neve, ao saber de todo o ocorrido, ter se apaixonado pelo príncipe e receber o pedido de casamento dele, aceitou o pedimento. Os dois se casaram e foram felizes para sempre …

~~~~

Embora esse perfil de casal esteja fora de moda nos tempos atuais, o tipo de conto que começa com “Era uma vez …” continua encantando as crianças, jovens e, por que não?, adultos

CEJA VO e Irmãos Grimm
Enviado por CEJA VO em 19/11/2023
Reeditado em 20/11/2023
Código do texto: T7935649
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.