O GLAMOUR DOS CINEMAS. A MAGIA DOS FILMES

O GLAMOUR DOS CINEMAS. A MAGIA DOS FILMES( COM ÁUDIO)

O GLAMOUR DOS CINEMAS. A MAGIA DOS FILMES.

Cinemas dignos de admiração e de inesquecíveis momentos, de prazer e de aprendizados.

Sim aprendia-se como frequentar uma sala de cinema. Trajes, como assistir o filme. Jamais falar durante a projeção, não fazer barulhos com papéis de balas, pipocas, etc .

O filme era o fator principal.

Vamos, então, a algumas descrições dessas salas e dos filmes:

Cine Marrocos: Rua Conselheiro Crispiniano:Escadarias de marmore, até a sala de espera, enorme, com poltronas de cor verde em couro, bomboniere em uma sala separada.

Poltronas em couro, também, cortinas vermelhas, protegendo a tela.

Assisti ai o King Kong, ..... entre outros.

Cine Comodoro; Av. São João; Tela enorme em formato de meio circulo, para dar a sensação de que estamos entrando na mesma. Tapetes de uma grossura tal que sentiamos o sapato aprofundar neles. Bomboniere, geladeiras com sorvetes e pipocas.

Assisti ai, Terremoto e Uma Odisseia no espaço, entre outros.

Cine Metro. Av. São João, perto da Ipiranga. Sala Chiquérrima, poltronas de couro, também.

Assisti ai, O maior espetáculo da terra, .....

Marabá: Av. Ipiranga; Uma das maiores salas de São Paulo. Enorme mesmo. Sala de espera majestosa, com espelhos, molduras, poltronas e cinzeiros com pedestais. Um chique só.

Assisti ai: O Exorcista, O Poderoso Chefão, entre outros.

Cine Ouro: Largo do Paissandu. Ah!, esse tinha uma caracteristica, um pianista que tocava sempre alguma coisa, no palco, em frente a tela de projeção, antes do filme. Pianista de smoking. É de smoking.

Bem, tinha também o Chaparral, na marginal tiete, que tinha que ser frequentado com carros.

Chegava com o carro e encostava bem ao lado de um postinho com microfone.

A tela ficava no alto.

Erá preciso ligar o microfone do postinho para ouvir o som do filme e tinha uma porção de garçons e garçonetes que vinha até o carro para saber se o frequentador queria beber ou comer alguma coisa. Aí, para falar a verdade, não me lembro o que assisti.....

Cinemas e filmes mágicos: Elisabeth Taylor, Sophia Loren, Brigitte Bardot, Burt Lancaster, Kirk Douglas, Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Sidney Poitier, Charlton Heston, Rock Hudson, James Dean, Marlon Brando, Al Pacino , Marcello Mastroianni, Clark Glabe, Vivien Leigh, Peter O’ Toole,

Assim caminha a humanidade,Os Girassois da Russia, A um passo da eternidade, Adivinhe quem vem para jantar, El Cid, Os dez mandamentos, Ben Hur, O poderoso Chefão, Spartacus,

Trapézio, O vento Levou, Lawrence da Arabia........