14 de março -  Dia Nacional da Poesia
 
Republicação de texto originalmente escrito e publicado em 14 de março de 2012, com um e outro acréscimo e alteração neste 14 de março de 2016.

        Ofereço a todos os habitantes do Recanto das Letras
 
Nota. Também no Áudio, em gravação minha. Se alguém tiver interesse em ouvir... 


 
        Hoje, 14 de março, é o Dia Nacional da Poesia, dia criado em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, nascido em 14 de março de 1847, no Estado da Bahia. Nosso poeta romântico, condoreiro maior, passou toda a sua breve vida em batalha verbal contra a escravidão, bem como a passou mergulhado nas palavras de amor às mulheres, que lhe caíam aos pés, em especial imerso no amor e nos versos a Eugênia Câmara, a atriz portuguesa de quem ele, poeta, sempre esteve aos pés.
      Venho para saudar-te, Castro Alves, poeta do amor e da liberdade; venho para saudar-te também, Dia Nacional da Poesia. Venho para saudar-vos, poetas, com as parcas palavras que busco colher das lembranças do pássaro que fui e que ainda não estou conseguindo voltar a ser, para tentar ensaiar a possibilidade de vir, novamente, a voar algum voo ... Algum voo... (Parágrafo escrito em 14 de março de 2016).




  Castro Alves                                  
   


         Apesar das dores existenciais de múltipla natureza, apesar da ausência quase total em mim dos meus versos, venho saudar-te, Poesia, saudar-te dizendo apenas a palavra da minha profunda, profundíssima saudade de ti, de mim, de quase tudo.

 
 
    Para me lembrar da poesia que nascia de mim...


                          Aspiração                

           Republicação - Poema escrito em 2004



Pairem meus poemas
para sempre
pássaros sem nome
sonho de palavras
jamais escritas

a serem colhidas
por mãos invisíveis
que possam escrevê-las

e assim se faça
a poesia
que nunca hei de ler
no anonimato
que ninguém saberá.

Assim me faça
desconhecida
nos poemas
das palavras anônimas

colhidas
por um autor a vir
que se saiba
ou almeje saber-se
em tal sonho de ritmos
escritos por ninguém.

Em espaço onde pairem
sempiternas
as histórias
os silêncios
de tudo o que houve
e não
neste tempo em que eu

NÃO
assim fiquem também meus hiatos
meus vazios

ausências
que um poeta a vir preencha

com a própria respiração.


 
Publicado na antologia de contos e poemas GARIMPO DE PALAVRAS, Editora Guemanisse, 2007.

                          

        Feliz Dia da Poesia, Poesia! Que seja protegido o voo dos seus poetas, em céus livres, que os poetas são pássaros, todos. Que o voo de todos eles seja protegido!  Que assim seja!



'Minha' orquídea branca, poema da natureza
 



ACABO DE LER NO RECANTO:

"Em 2015, projeto apresentado pelo senador Álvaro Dias, a presidente Dilma assina e oficializa o dia 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, em comemoração ao nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.
Portanto, a data de 14 de março não era oficial. Comemorava-se em homenagem ao não menos importante poeta Castro Alves."
Admito que não estava a par disso. Bem... seja como for,em um mundo que dá tão pouca importância ao ofício de fazer poesia e aos poetas eu,particularmente, vou continuar a comemorar a data em 14 de março e, a partir de agora, TAMBÉM em 31 de outubro. Ave Drummond! Ave Castro Alves. Ave,poetas da minha alma e do meu coração!