Nelson Mandela – O homem por trás do herói

“Essa não é bem uma biografia, não traz dados, datas, nome da família, da faculdade e outras informações do tipo que não dizem nada de alguém. O interesse aqui é que todos conheçam o grande homem e herói que foi Mandela.”

Provavelmente todos já ouviram falar de Nelson Mandela e do que ele representa, porém, não são muitos os que sabem, de fato, o que ele fez e, menos ainda são os que sabem quem é ele.

Mandela ficou conhecido em seu país – a África do sul – a princípio, através de sua luta contra o regime Apartheid e, posteriormente, se tornou mundialmente conhecido através das vitórias alcançadas.

Como poucos homens, Nelson Mandela dedicou – e ainda dedica através de trabalhos sociais – sua vida a lutar pelo que acredita e, com isso, conquistou a presidência de seu país, o Prêmio Nobel da Paz e diversas distinções em vários países que o consagram e reconhecem sua importante participação na luta pela igualdade racial.

Mandela já foi considerado sabotador, ativista, rebelde, herói, terrorista, revolucionário, guerrilheiro, etc. Mas, acima de tudo, Nelson Rolihlahla Mandela é um homem, uma pessoa maravilhosa que durante toda a sua vida mostrou ter um ótimo caráter, uma personalidade incrível e um coração excepcionalmente bom. Com essas características, sua força e determinação, Mandela conseguiu mudar a história de uma nação e renovar em todo o mundo a esperança de uma sociedade onde todas as pessoas, independente de sua raça, teriam os seus direitos respeitados. Uma sociedade com igualdade racial.

Nelson Mandela é um exemplo de homem. Um guerreiro e um herói, que ao ver o sofrimento de seu povo, ergueu sua voz e acreditou que tinha o poder e o dever de fazer alguma coisa para mudar essa realidade.

Por tudo que ele fez, por tudo que ele representa e por tudo que ele é, Nelson Rolihlahla Mandela viverá eternamente no coração de seu povo e será lembrado por milhões de pessoas no mundo inteiro, como um herói que fez triunfar a dignidade e a esperança sobre o desespero e o ódio.

Ele sacrificou a sua vida privada e a sua mocidade para que seu povo pudesse conhecer a paz, eles souberam disso e por isso amam seu herói.