PROF. DR. MILTON SANTOS - *1926 - + 2001

PROF. DR. MILTON SANTOS - *1926 - + 2001

Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas - Bahia, região da Chapada Diamantina, em 1926 e faleceu em 2001.

Neto de escravos, seus pais Irineu e Adalgisa Santos eram professores e deram-lhe a formação básica. Milton diplomou-se em Geografia na Universidade Federal da Bahia, em Salvador e fez doutorado na França, concluindo-o em 1958, retornando para Salvador, onde veio a ocupar o cargo de Diretor da Imprensa Oficial da Bahia, localizada na Praça Municipal, em frente à antiga Prefeitura de Salvador (hoje Câmara de Vereadores), vizinha à antiga Biblioteca Pública da Bahia. Os Professores Irineu e Adalgisa mantinham um pensionato em sua residência na Estrada da Rainha, Baixa da Soledade.

Por ocasião do golpe militar de 1964, o Prof. Milton Santos foi perseguido, preso e teve de sair do Brasil para viver em Paris - França, chamado pelo irmão, também professor, Dr. Nailton Santos, uma das razões de abrigo para muitos baianos na Sorbone, onde mantinha cátedra.

O Prof. Milton Santos é um dos mais importantes geógrafos do mundo, tendo recebido cerca de vinte títulos de Doutor Honoris Causa e os maiores prêmios e comendas da sua área de atuação, na França, no Canadá, nos Estados Unidos e em países da América do Sul.

PARTICULARIDADES

Os Prof. Irineu e Adalgisa Santos eram amigos da nossa família e as nossas irmãs Terezinha e Marilze foram internas em seu pensionato onde estivemos por inúmeras vezes visitando-as, quando das nossas viagens a Salvador, com meus pais. O Prof. Irineu era Inspetor Escolar e visitava Poções periodicamente. Daí nascendo a amizade com nossa família, uma vez que minha mãe era professora e o Prof. Irineu tornou-se nosso hóspede enquanto inspecionava o ensino público em Poções, minha terra natal.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 03/09/2008
Reeditado em 19/03/2010
Código do texto: T1159580
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.