Waldick Soriano



 13/5/1933 
- 04/09/2008

Palavras do Valdick-


"Eu sou brega, mas sou feliz/ Muito mais brega é o meu país". 


Nasceu no interior da Bahia na cidade de Caetité, Waldick Soriano tornou-se ícone da música brega. Entre suas canções de maior sucesso estão "Eu não sou cachorro não", música que ganhou uma versão satírica de Falcão, e "Tortura de amor".E trabalhou como lavrador, peão e garimpeiro antes de ir a São Paulo tentar a sorte no meio artístico, no final dos anos 50. Depois de algum esforço (sem sucesso imediato e sem querer pedir dinheiro à família, trabalhou como engraxate), conseguiu gravar sua música "Quem És Tu?". A partir de então começou a chamar a atenção por seu repertório de canções sobre amores malsucedidos e por seu visual - sempre de óculos escuros e vestido de preto. Nos anos 60 firmou-se como cantor de dor-de-cotovelo, gravando vários discos com composições próprias que versavam sobre o mesmo assunto. Popularizou-se mais no Nordeste do que em outras regiões, até o grande sucesso de "Eu Não Sou Cachorro Não", que o tornou nacionalmente conhecido. A música ganhou uma versão caricatural em inglês gravada pelo cantor Falcão, e denominada "I'm Not Dog No". Ícone da música classificada como brega, Soriano continua se apresentando com freqüência, interpretando seus maiores sucessos: "Paixão de um Homem", "A Carta" (J. Louzada/ J. Gonçalves), "A Dama de Vermelho", "Se Eu Morresse Amanhã".


Link da notícia:
http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/waldick-soriano.asp

A carreira musical deslanchou nos anos 50, com a música "Quem és tu?". Suas músicas se caracterizavam por tratar de relações amorosas, traições e de "dor de cotovelo".

       
antor Waldick Soriano durante jantar no Bar Boemia, em São Paulo; cantor lutava contra o câncer e estava internado desde 31 de agosto

                         


Waldick Soriano posa para foto, em 1971;

Conclusão:

Gosto do Valdick,tenho coletâneas de discos,"olha disco",hj é cd,DVD,ainda guardo disco do mesmo,entregue pelas suas próprias mãos ao meu velho e querido pai:Manoel,quantas vezes estiveram juntos tomando a” marvada”Meu pai tb era um velho boêmio das noites e gostava do brega...
E com o Valdick vão muitas histórias de vidas,que ficam tb para sempre em nossas lembranças.

Ah!Gente eu tenho fotos deles dois,meu pai e o Valdick,o mesmo era um grande fã,porém são em binóculos,alguém deve conhecer esse tipo de foto,então demorava restaurá-las.


*Deus ilumine sua chegada e o faço se desprender dos prazeres da terra,liberando sua alma para o pouso tranqüilo e divino ao lado dele.

Aplausos para o Waldick Soriano 
Eliana Alves P.da Cruz,Petrolina-PE,"Cidade do Sol"Tb te amava.