Fragmentos de Biografias - Filósofos

O talento se cultiva na calma.

O caráter no tumulto da vida. ( Goethe)

FILOSOFIA - adj .1.Que cultiva a filosofia. s m.2.Aquele que cultiva a Filosofia.3.Aquele que procede sempre com sabedoria e reflexão, que segue uma filosofia de vida.4 Aquele que vive tranquilo e indiferente aos preceitos e convenções sociais. ( CALDAS AULETE ).

SÓCRATES - é conhecido como pai da filosofia.Ele buscava fazer com que as pessoas tivessem idéias claras. Viveu na GRÉCIA ANTIGA de 470 a 399 aC .Dizia que cada um devia "dar à luz" às idéias assim como as mulheres dão à luz seus filhos. A mãe de Sócrates era parteira. Socrates usava ,muito, a maiêutica, palavra que em grego significa dar à luz .

PLATÃO - nasceu na GrÈCIA em 428 a 348 aC . Foi discípulo de Sócrates e escreveu tudo o que seu mestre disse . Entre seus livros famosos estão os " DIÁLOGOS " - conversas sérias e reflexivas sobre questões que interessam ainda hoje.Ele achava que os filósofos deviam governar as sociedades.

ARISTÓTELES - também nasceu na GRÉCIA em 384 a 322 aC. Aprendeu muito com Platâo e Sócrates .Ele pensou sobre vários temas.Um de seus preferidos era a LÓGICA . Ele gostava de pensar sobre como pensamos e como podemos ter idéias verdadeiras e produzir bons raciocínios .É o pai da LÒGICA.

Fonte : Marcos Antonio Loueri, prof. de Filosofia da Educação da PUC

by Kalena

Licenciada em filosofia