Waldick Soriano *1933 + 2008

Waldick Soriano *1933 + 2008

O cantor Eurípedes Waldick Soriano nasceu em Caetité - Bahia, a 13 de maio de 1933. Desde bem jovem começou a tocar violão, compor e cantar em serestas e farras homéricas. É um ícone da música romântica e o número de suas composições atinge a 700 canções. Chegou ao auge da carreira nos anos 1960 e 1970, quando suas músicas alcançavam as paradas de sucesso e seus discos eram disputadíssimos.

Quando jovem, foi caminhoneiro, lavrador, minerador e vendedor, deixando sua terra natal aos 24 anos de idade para tentar a sorte no Rio e em São Paulo. Foi artista exclusivo da RCA – Victor e posteriormente da Som Livre.

‘Bom Vivant’, sempre bem-humorado, casou-se três vezes e deixou oito filhos registrados das várias uniões. Com a última mulher, Walda Soriano, viveu 38 anos, morando por mais de trinta anos em uma bela casa na Ilha do Governador – no Rio. Nos últimos tempos passou um período no Ceará, mas diagnosticada a doença voltou para o Rio, relutando para não fazer o tratamento, fato determinante do avanço da doença.

Em 2007 foi tema do documentário "Waldick, Sempre no Meu Coração", dirigido por Patrícia Pillar. Ainda em 2007, a Som Livre lançou os CD e DVD "Waldick Soriano - Ao Vivo".

Waldick Soriano morreu, aos 75 anos, a 4 de setembro de 2008 no Instituto Nacional do Câncer (Inca), em Vila Isabel, Rio de Janeiro, onde se encontrava internado na Unidade de Cuidados Paliativos desde 31 de agosto. Seu sepultamento aconteceu no dia 5 de setembro, no Rio de janeiro, com grande acompanhamento de artistas, fâs, parentes e amigos. Lutava contra o câncer de próstata, descoberto há cerca de dois anos, mas cujo tratamento começou seis meses antes da sua morte.

Sua música ‘I not am dog not’ – ‘Eu não sou cachorro não’ fez muito sucesso e a lista das suas músicas é muito extensa, sempre com a marca da sua voz.

Seu passamento encerra um ciclo importante da migração de artistas do interior da Bahia para São Paulo e Rio de Janeiro, visando tentar a sorte no meio que era a vitrine cultural do país.

Era um homem simples, muito engraçado e gostava da farra e de carro grande. Adorava o Ford Landau com o qual desfilava pelas estradas da Bahia. Jamais perdeu sua identidade com sua terra natal, Caetité, que é município mãe de Vitória da Conquista, Poções e todo o Planalto da Conquista. Terra do grande educador Prof. Anísio Teixeira, mestre do mineiro Prof. Darcy Ribeiro, criador das Escolas Parque (escola em tempo integral).

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 05/09/2008
Código do texto: T1162390
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.