O BARÃO DE ITARARÉ

Frequentemente eu tenho citado a amigos aqui do recanto alguma coisa sobre Aparício Torelli, 1895/1971, não vou acrescentar trechos de biografias já existentes deste grande e pensador livre que viveu seu período mais fértil no governo de Vargas, e com a sobrevida de décadas foi caindo no ostracismo até sua morte aos 76 anos.

Alías o sensato seria o leitor buscar biografias já existentes com mais riqueza de detalhes porque tenho nestas linhas que traço apenas o interesse em mostrar que o campo das idéias ferteis tem que ser um campo livre e no caso de Torreli, foi um campo minado por constantes censuras. pois a exemplo de Alvarenga e Ranchinho tinha especial predileção em encaixotar nas suas chacotas autoridades que normalmente não dispunham de tempo para o senso de humor e quando se sentiam desmoralizados pela modalidade normalmente criativa (para quem não era o alvo) desses humoristas de plantão da época, mandavam via Filinto Muller e outros chefes de polícia obedientes em recados dolorosos uma mensagem dolorida e um estágio numa msmorra qualquer, de onde pasmem saia mais inspirado e pronto para voltar para lá.

Quando Torelli disse e escreveu certa vez: PERCO O AMIGO MAS NÃO PERCO A PIADA. Ele certamente falava de "amigos" que na verdade não tinham nada de interessante senão o campo de atuação de suas idéias hilárias que precisavam ser diluídas no não menos satírico semanário A MANHA. parodiando em similar um outro onde havia trabalhado cujo nome seria a MANHÃ no ano de 1925 e já tinha lá suas tiradas bem humoradas (dependendo de quem lesse, naturalmente)

A importância da frase dita por ele e sempre lembrada nos dá a dimensão do que devemos entender por livre pensamento, (respeitada a condição de cada um) e nisso Torelli era bom porque nada lhe impedia de dizer o que pensasse em nome da figura que ele mesmo criou para si, um personagem que o acompanhou por toda vida, O BARÃO DE ITARARÉ, satirizador de carteirinha e que até nos dias atuais é lembrado embora como qualquer vulto de nossa historia as vezes apagado pela falta de memória do povo brasileiro

abaixo algumas de suas frases ou citações, conhecidas como máximas e mínimas do BARÃO DE ITARARÉ.

" A MULHER DE CERTA IDADE NUNCA DIZ A IDADE CERTA;

O TEMPO E O TREM NÃO ESPERAM POR NINGUÉM;

OS BANCOS DA PRAÇA SÃO SEMPRE OCUPADOS POR DESOCUPADOS;

CASADO? ENFIM SÓS.

SEPARADO? ENFIM SÓ.

PERCO O AMIGO MAS NÃO PERCO A PIADA.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 10/10/2008
Reeditado em 20/04/2009
Código do texto: T1220742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.