LIS MONTEIRO: UM MODO DIFERENTE DE VIVER A TERCEIRA IDADE

"Nunca pensei que isso fosse acontecer comigo". Lis Monteiro.

Antônia Monteiro Lisboa é conhecida artisticamente como Lis Monteiro.

Pernambucana de nascimento, cearense de criação e mineira de coração, Lis Monteiro nunca gostou de ficar apática, deprimida, sempre foi atuante e assim continuará sua caminhada. Lis já atuou, ao mesmo tempo, como professora pública e costureira, depois, como agente administrativa do Hospital Júlia Kubitschek. Ao se aposentar, aos 64 anos de idade, resolveu, paralelamente, iniciar seu trabalho como artista, e montar uma pequena fábrica de bolsas tiracolo para ajudar no orçamento familiar, o que só durou até 1998, mas seu carisma artístico pesou mais forte.

Aos 66 anos, após a conclusão de um curso de manequim e modelo fotográfico para a 3ª (terceira) idade, promovido pelo SHOPPING DEL REY; BH e ministrado pelo star Júlio César de Morais, diretor de moda do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos em Especialidades Diversas, do Estado de Minas Gerais – SATED/MG, Lis Monteiro começa a atuar como modelo fotográfico e de passarela.

Seu currículo passou a fazer parte das agências MEGA-BB, MODEL-SCHUS, SETE entre outras e começou a ser chamada para fazer trabalhos. Foi selecionada como manequim e modelo fotográfico para campanha publicitária da 3ª idade do O SHOPPING DEL REY, onde brilhou com desfiles, outdoors e propaganda na TV.

Pra quê? Descobriu que tinha talento para as artes dramáticas. Pesquisou outros cursos, fez oficinas para teatro, cinema e tv. Sempre que era possível, estava fazendo algum curso.

No teatro, fez o curso com o diretor Ronaldo Boschi, em 2000, na montagem de Fernão Capelo Gaivota. No SESC, fez o curso de 18 meses participou da montagem e encenação da peça Assembléia de Mulheres, com direção e adaptação do diretor e professor Fernando Ferrulti.

Em 2001, fez o teste de Audição para o registro profissional no SATED/MG e foi aprovada.

Em 2002, recebeu cadastro profissional de atriz, contadora de histórias e escritora no Centro de Capacitação e Treinamento Terra Verde. No mesmo ano, passou a fazer parte do grupo de contadores de história da Biblioteca Infanto-Juvenil do bairro Santo Antônio.

Nesse meio tempo, participou de vários desfiles e concorreu, em 2004, na Associação do Servidor Aposentado - ASAS, no concurso: Rainha da Simpatia da Melhor Idade ficando como 2ª princesa.

Não parou por aí. Começou a escrever, primeiro o poema Roda da Vida que agradou a todos que o leram. Tomou gosto. Virou poetiza. Escreveu, depois, um conto que intitulado de Asas da Imaginação e, logo em seguida, o adaptou para um roteiro para uma peça teatral do mesmo nome, um monólogo. No dia 20/07/2005 estreou sua peça com o grupo de teatro que montou. Junto com Adriano, diretor da peça, mandou-a para o FestiVelhas do Manuelzão que estava com inscrições abertas e que iria se realizar no Morro do Garça, de 11/11 a 15/11/2005, sendo Asas da Imaginação selecionada para apresentação no dia 14/11/2005. Foi um sucesso de público e crítica.

Ainda em 2005, no encontro brasileiro dos países que compoem o Mercosul, em Camboriú, Santa Catarina, participou do Desfile Mercosul da Terceira Idade, representando Minas Gerais, com o apoio da ASAS.

Como atriz, também participou como figurante dos filmes Uma Onda no Ar, de Helvécio Raton; Acredite, um Espírito Baixou em Mim; e, O Vestido, de Paulo Tiago; como coadjuvante, do filme Vinho das Rosas, de Elza Cataldo, em que chamou atenção como a escrava mais velha e sábia da casa; o que lhe rendeu o convite para atuar no papel principal no curta-metragem Viúvas, em 2005.

Desde 2006, vem atuando como Contadora de Histórias pela Fundação Municipal da Cultura de Belo Horizonte, tendo, nessa vertente, inaugurado os centros culturais Vila Santa Rita e Urucaia.

Em 2007, fez um Sarau Poético na Lagoa do Nado e fundou o grupo de teatro Sorriso da Maioridade, que sempre encampa projetos filantrópicos e realiza peças de teatro. O grupo tem apoio da GEAP – Gerência Executivo Administrativa da Previdência Social, onde reune-se para ensaios.

Em 2008, participou, pela quarta vez consecutiva, do Encontro Nacional de Escritores, Belô Poético, dirigido por Rogério Salgado e Virgilene Araújo, onde encantou a todos com sua intervenção poética, e sua poesia fez parte da coletâneas Poetas En/Cena I e II, que foi também um produto dos dois últimos encontros.

Como se vê, Lis Monteiro começou e não parou mais. Posar para fotos, contar histórias, fazer roteiros, poetizar, desfilar, atuar... tudo isso faz parte da sua imaginação criativa e dia-a-dia. Seu slogan é “O que importa é que eu veja um sorriso ou lágrima de saudade nos meus queridos espectadores e ouvintes”.

CRUZ, Ana da. Lis Monteiro: Um modo diferente de viver a terceira idade (Síntese biográfica). Recanto das Letras, 2008. Textos: Biografias. Disponível em URL: [http://www.recantodasletras.com.br/autores/anadacruz]

...