JOSE FORTUNA

O grande compositor paraguaio JOSÉ ASSUNCION FLORES, tem em sua obra mais famosa a música INDIA, uma versão que saindo daqueles solos guaranis tornou-se famosa nas vozes de CASCATINHA E INHANA, virando um hino sertanejo em versão ajustada, e traduzida para nosso idioma n década de 60 pelo compositor brasileiro JOSÉ FORTUNA 1923/1983, a quem muito deve a musica rural que sobressaiu nos quatro cantos do pais.

Nascido na capital São Paulo, este versátil músico fez a diferença no cenário sertanejo, quando em meados da década de 50 ao lado do parceiro de dupla o PITANGUEIRA, percorreu todo território nacional mesclando artes circenses, dramas sertanejos e cantigas tristes ou alegres levando entretenimento a lugares de raras opções artísticas e a trabalhadores rurais com árdua semana de Sol a sol com necessidades de uma diversão sempre benvinda em finais de semana sem novidades e não raro recebidas com alegria em um tempo em que artista tinha a arte correndo nas veias e o povo comparecia radiante em tais apresentações.

Compositor desde a mais tenra idade, ZÉ FORTUNA sabia como ninguém a verdadeira vontade do homem comum, seja ele rural ou urbano pois sendo ele próprio um deles um, bastava se tornar instrospectivo nas inspirações e seu reflexo seria o retrato de qualquer ruralista Brasil afora ou mesmo o cidadão urbano com origens no campo, ou o que via com bons olhos a música que falava da terra e seu povo sem maquiagens, qualquer coisa do tipo "botina palha no bolso e cachaça." com acompanhamento simples que começavam na viola e terminava na sanfona com o violão sempre no meio.

Entre suas centenas de composições, ha as que já eternizaram na cultura popular como LEMBRANÇA, PAINEIRA VELHA, ESTEIO DE AROEIRA. MOÇA GORDA, VALSA DOS NOIVOS chegando a fazer parcerias com vários compositores entre eles o CANTOR E COMPOSITOR PARAISO, onde fizeram PRATO DO DIA, O IPÊ E O PRISIONEIRO E algumas outras, numa dobradinha que durou até sua morte, lembrando que o PARAÍSO é o herdeiro musical e genro deste.

Nos últimos anos de vida, era jurado no programa CANTA VIOLA do saudoso MARECHAL DA MUSICA SERTANEJA GERALDO MEIRELLES, e tinha a maior penetração entre artistas do Gênero que já se conheceu, sendo lembrado até os dias atuais, após 25 anos de sua morte, mesmo porque suas músicas são a preferências de duplas famosas e as que estão começando, mantendo viva a memória do gênero rural e caipira. Comparações com a atualidade não são necessárias mas no seu tempo ele fez a diferença.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 06/12/2008
Reeditado em 02/11/2014
Código do texto: T1321453
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.