Garfield e Odie

O divertido e despretensioso filme Garfield, ultimamente em cartaz, mostra a saga de um folgado gato que vê sua soberania no lar ameaçada pela presença de um cachorro adquirido pelo dono. Obrigado a dividir o espaço com o cão, achou um jeito de livrar-se dele. Depois, arrependido, tudo faz para ajudá-lo e trazê-lo de volta para casa.

O filme, com uma boa dose de efeitos especiais e com uma inocente estória, foi muito bem produzido e é gostoso de assistir. Porém, escrevo sobre ele em virtude uma mensagem embutida em seu conteúdo e que deve merecer nossa maior atenção.

Nos apuros que o gato passa para ajudar o cachorro, enfrentando homens gananciosos e sem sentimentos para com os animais, há um determinado trecho onde ele justifica (no filme os animais conversam entre si) o fato de dedicar-se ao salvamento do cão que seria explorado por um homem de tv.

Referida frase é pronunciada quando o gato é indagado porque fez tudo aquilo, porque enfrentou tantos obstáculos e perigos para libertar o cão. E o gato “ responde” : É porque ele é meu amigo!

Pois quero dizer que essa é a principal mensagem do belo filme.

O amigo faz tudo por nós. O amigo nos compreende, aceita-nos como somos e tudo faz para nos ajudar, para nos ver bem.

A amizade é a mais formosa demonstração de amor fraterno. A amizade é, na verdade, um desdobramento do amor. A amizade é o sustentáculo das vidas humanas.

Quem tem amigos, vive mais. Quem tem amigos, vive mais feliz. Afinal, é para os amigos que ligamos quando temos um feliz e grande acontecimento para contar; é também a eles que buscamos quando enfrentamos grandes dificuldades.

Ter amigos protege a saúde. Ter amigos é como ter um tesouro sem preço.

Identifique, pois, seus amigos autênticos, prezado leitor. Telefone para ele, combine um passeio, uma visita; escreva-lhe um bilhete, uma carta, envie-lhe um e-mail. Mas mantenha a amizade, este sentimento que sustenta a vida.

E, mais que sustentar a amizade, conquiste outras. Aproxime-se das pessoas, faça novos amigos. Conviva, pois, com alegria e dedicação, com os amigos que vai conquistando.

Seja amigo de alguém, pois assim terá a certeza de que nunca estará sozinho. Quem se isola, sujeita-se à depressão, à tristeza, ao abandono. Dediquemos nossa melhor afeição aos amigos, porque são eles os sustentáculos de nossa vida.

Orson
Enviado por Orson em 04/04/2006
Código do texto: T133568