Resumo, sem fim...

Mais uma vez me pego remexendo em meu tempo de criança, mergulhei logo na idade de cinco anos , tempo em que eu ja me pegava a pensar intensamente sobre muitas coisas .

Observava o comportamento das pessoas sem deixar de me descontrair com meus irmãos e amigos que por ali estavam sempre presente. Mamãe , sempre zelosa, cuatelosamente observava filho por filho e ainda zelava com o que estava sendo gerado em seu ventre,filho esse que apos vir ao mundo , trouxe muita alegria em casa e fazendo a diferença pois era então o decimo filho rsrs... bem, na verdade eramos em 1979 sete filhos pois ela ja havia perdido os primeiros que totalizavam os dez.Infelismente nesse mesmo ano acontece uma tragédia que tirara a vida de meu irmão caçula (Alex)

a fatalidade dele em decorrencia de um atropelamento na porta de casa , fez com que o mundo da mamãe desabasse e com isso com muita dor, nos mudamos de bairro para então não haver tanto sofrimento para todos . Essa decisão deu um giro em nossas vidas de 180 graus , deixamos um bom bairro e fomos para uma favelinha que parecia um outro mundo mas, seria então nosso novo lar .

Na minha cabeça parecia tudo normal porém, havia questões mais não havia a mínima tentativa de formatar algo pois na época eu tinha meus seis anos .Me lembro como se fosse hoje, eu e meu irmão Paulo Cesar , começamos a brigar , acho que foi por alguma provocação , não me lembro bem, só sei que saimos em disparada em um pequeno corrego que ali passava , na tentavida de pegar um ao outro e começar a briga novamente rsrs... (imaginem a cena ).

Começava ali uma batalha , algo que embananou nossas cabeças pois papai não tinha muito dialogo e mamãe frustrada, nervosa , preocupava em organizar nossas coisas e acomodar cada um de nós.

Nossa casa, antes havia muito espaço e a que haviamos mudado eram apenas dois comodos , lembrando que no total eramos oito pessoas rsrs...

Dias de sol , de chuva , dias de farturas e tambem de escassez, ninguém está escape , pode ser que isso seja para trazer a tona certas coisas ou mesmo para sentirmos o peso das consequencias de um erro porém nunca de um fracasso. A batalha começou quando precisamos sair em busca de amizades , encontrarmos pois estavamos deslocados , nossas cabeças estavam la no bairro e nosso coração saudoso pelos dias que passamos por la, dos amigos , parentes, escola enfim, uma vida normal com tudo a mesa e derrepente , quando damos por fe, nem mesmo a toalha havia na mesa .

Eu não sei o que se passava na mente de meus irmãos , principalmente os mais velhos , sei que havia revolta e começava ali mais um ciclo de brigas, discussão e os nervos a flor da pele. (eramos então seis filhos, homens , rsrs...).

Mamãe abalada pela perda do caçula e papai inconformado porém, mais na dele sem poder fazer grandes coisas.Iniciava o ano letivo e a correria para conseguir vaga na escola para meus irmãos e creche para meu irmão Eduardo (o que ficou como caçula)e no ano seguinte a busca da minha vaga , essa era a preocupação da mamãe de ver todos filhos estudando , ela mesma era analfabeta porém com uma visão dinamica em relação ao nosso futuro pois sabia o quanto era importante estudar mesmo não ter tido a oportunidade de ter ido a escola.Mamãe foi um grande exemplo de mãe e tambem de mulher que nao deixa a peteca cair( termo usado para pessoas valentes , etc...).

Segue se os anos e tambem os desafios em nossas vidas, eu sempre fui muito pra frente, nariz em pe( assim dizia a mamãe rsrs...) aos 15 anos fui pai , imaturo, sem saber o que fazer da vida , confuso pela pressão e tentando entender o que seria responsabilidade em meio tanto confronto e desafios . Começava ali na minha vida um jugo de meu ato o qual trouxe prematuridade e problemas para mamãe( nessa epoca papai ja havia nos deixado). Um pai jovem, sem poder entender muito da vida , eu não pude ficar com a mãe da Tatiane ( minha filha que hoje está com 20 anos ),pelo fato de ser tão novo e tambem não ter o apoio da familia de ambos, Edna, a mãe da Tatiane, gostava muito de mim mas tambem não via muita saída para nós , a pressão era muito grande , ela era mais velha que eu 4 anos rsrs... mas tambem o fato era a minha imaturidade , apesar de que uma vez ainda na gradivez, ela me perguntou se eu iria escolher assumir ela e passar por cima de tudo e vivermos nossa vida ou deixar ela cuidar de tudo sozinha, minha resposta tambem foi imatura e debaixo de pressão pois mamãe ja havia deixado claro que não aprovaria tal coisa.

Sei que apos passar um mes que a criança havia nascido, fomos nós para o cartorio registrar minha linda filha , na época parecia ir um batalhão , eu de menor não poderia registra la , nesse caso foram parte da familia da Edna, minha mamãe e registramos dando o nome de Tatiane Alves Ferreira , filha essa que hoje me orgulho por ter sido tão dedicada aos estudos, de acatar as orientaçõe e educação que teve desde criança. Tudo em nossas vidas pode até não ter resposta de imediato porém chega um tempo em que as coisas vão se revelando como um quebra cabeças e dai, fazemos uma parte de nossas historias pois na verdade, nunca haverá um fim e sim , sempre um começo de tudo que vivemos ou iremos viver.Minha filha hoje está noiva e com certeza surgirá um remanescente para dar uma pincelada nesse quadro com moldura porém, inacabado pelo fato de não haver um fim.

Edimar Ferreira
Enviado por Edimar Ferreira em 03/02/2009
Reeditado em 17/02/2009
Código do texto: T1419344