bette vittorino

Nascida no estado do Rio de janeiro, em 21 de outubro de 1954. Estudou em Juiz de Fora 14 anos e nesse período freqüentou a Escola de Belas Artes, tendo como ‘mentora’ uma das mais conceituadas artistas plásticas, Elvira Vilela Carneiro – Vilcar.

Voltando a terra natal, dedicou-se ao teatro, Direção e Técnicas de Teatro e a música, violão. No palco sentia-se realizada. Participou da I Mostra de Teatro no Brasil com o Grupo TESE – Teatro Experimental do SESC-RJ, com a peça Tiradentes Brasil Opus 72, de Girlan Miranda.

Retornou a Juiz de Fora no final da década de 70 e logo foi trabalhar na engenharia industrial da FACIT-Máquinas de Escritório.

Em 1990 embrenhou-se e pelos caminhos das artes novamente, dedicando-se a música e em especial à flauta, que a conquistou com sua sonoridade e afinação. Integrante da Orquestra de Flautas do Pró-Música. Estuda musica na Universidade Bituca, em Barbacena, MG.

Apreciadora dos trabalhos humanitários compartilhou seus conhecimentos teóricos e práticos de música e artesanato na Pastoral da Terceira Idade – Despertar – Barbosa Lage, Fundação Ricardo Moysés Jr. – neoplasias infantis e ministra musicalização infantil na Pastoral da Criança Mundo Novo e Santa Cecília.

Foi presidente do CAE - Conselho de Alimentação Escolar de Juiz de Fora e atualmente é secretária do COMSEA-Conselho Municipal de Segurança Alimentar.

No Festival Mundial do Portal Palavreiros, participou das homenagens aos poetas Murilo Mendes – 2003 e Pablo Neruda –2004.

Desde a infância interessou-se pela leitura e este sempre foi um dos seus maiores vícios. O hábito de escrever levou-a fazer vários diários e deles retira muito dos seus escritos. Considera a arte uma mola propulsora na busca incessante e trágica da expressão de nossa própria essência. É como diz o grande poeta Ferreira Gullar, a arte existe porque a vida não basta.

Gosta de retratar em linhas e cores todas as experiências prazerosas ou não, em seus trabalhos. Amante das cidades mineiras foi conquistada pela arte sacra e arquitetura de seus monumentos, igrejas e casarios. Abusa do estilo barroco, contemporâneo e moderno. A arte é atemporal.

Casada há 28 anos, tem duas filhas, uma neta e uma família enorme e linda.

Livros:

Joana, a menina feia

AVBL

"(...) As vozes e visões que a acompanham e a atormentam seria fruto da sua imaginação fértil?

Por vezes, somos tentados a acreditar em tudo que fala, mas a fantasia é maior e nos resta uma pontinha de dúvida. / O narrador, como personagem atuante, é quem nos conta a história de Joana e embora sabedor das tramas não atue como onisciente e deixa ao leitor a tarefa de desvendar os mistérios. / Só mergulhando na narrativa é que poderemos acompanhar Joana no seu resgate do passado. / Vale a pena conferir."(Odete Ronchi Baltazar).

Vendavais

AVBL

"... Em meu diário teço as contas dos meus dias, momentos que guardo com carinho, lá no compartimento da saudade. Nele, remonto a história da minha passagem neste planeta ora confuso, mas repleto de incontida felicidade. Com ele, posso segredar tudo, sem restrições, sem medos, dos amores vividos, dos instantes sofridos..." (bette vittorino)

Areias escaldantes

AVBL

"Fazemos parte de uma sociedade temporal, presa de sentimentos e pensamentos conflitantes. Essa é a proposta de Areias Escaldantes, um livro que nos lembra o aprendizado que tiramos desses sentimentos, tão nossos companheiros, ainda que muitas vezes contraditórios, em nossa jornada de vida". (Luciene Lima)

Versos & Anversos

AVBL

"O primeiro poema, cujo título dá nome ao livro, informa que o que, ao leitor, está reservado não é um livro sutil. Aliás, sutileza, aqui não é um mal necessário, mas um bem declarado. E muito bem declarado nas linhas de Versos & Anversos". ( Luciene Lima)

Antologia: Poesia só Poesia

Editora Novas Letras

"A antologia ‘Poesia só Poesia’ reúne poetas renomados e desconhecidos que entram nesta viagem para vislumbrarem um mundo de possibilidades". (bette vittorino)

Ensaio Poético - Mulher Cidadã

Diversos Autores, Escritores e Poetas Virtuais - AVBL

A jornada das mulheres tem sido consciente e disciplinada, às vezes irrefletida e descomedida. Mas, aprendemos muita coisa, o sofrimento nos moldou como somos, e para melhor!

Temos uma grande quantidade de histórias e muito a comentar. Nossas histórias convergem.

Além de brilhar, podemos começar a ensinar aos outros, aqueles que nos sucederão como fazer o que fizemos.

Todos nós escritores esperamos que nossas palavras abram uma porta, mostrem uma fresta de luz pela qual o leitor possa penetrar. Eu ouso ter esse sonho para esse ebook. (Pilar Casagrande)

Ensaio Poético - emoções...

Autores: Diversos - AVBL

"(...) Do virtual para o real não existem mais barreiras, a comunicação é imediata assim como os resultados.

O universo das letras expandiu-se através da net, o que possibilitou aos autores a divulgação dos seus

textos nos mais diversos pontos do planeta simultaneamente. Neste Ensaio Poético contamos com 155 escritores, aos quais agradecemos a participação. Meus parabéns a todos por mais esta realização!" (m.flores - millie)

"(...) O que dizer dos sentimentos quando explodem em poesias? É emoção para quem escreve e emoção para quem lê... E assim é chegada à luz mais uma composição. Agradecemos a todos por esta explosão de sentimentos. E assim realizamos mais este "Poema Perfeito". Agradecemos a todos pela participação." (Maria Inês Simões)

"Meu País é Este!!!"

Autores: Diversos - AVBL

"(...)- Brasil rico, gigante que deve urgentemente, levantar-se de seu berço esplêndido, sacudir os galhos e ramos de sua frondosa e frutífera árvore, derrubando pragas, parasitas e frutos podres, além de expulsar os predadores que tantos males lhe causam e poder enfim seguir vitoriosamente, o caminho que lhe é reservado para finalmente assumir a condição de Nação Soberana, livre, grande, forte, honrada, e respeitada por todas as outras nações.(...)" (Lauro Kisielewicz) "(...) Nunca me senti tão bem como quando estou sentindo esse cheiro de palavras suadas, lutando por ações generosas; por pessoas que precisam; pelo país chamado Brasil! (...)"(Margaret Pelicano ). (...)A resposta existe nas mãos e teclados daqueles que têm a coragem de deixar registrado o que pensam, o que esperam. E daqueles que acima de tudo ainda cantam as belezas do Nosso País e nos trazem de volta a lembrança de tudo o que temos e de tudo o que podemos ser. A idéia de deixar registrado em um ebook este momento surgiu através dos poemas de Margaret Pelicano e de Lauro Kisielewicz, convidamos autores, escritores e poetas virtuais a escreverem sobre o tema. Irmãos de Portugal, Japão, USA e Espanha se ajuntaram a nossa "canção" e ao todo formamos 130 participantes. Em um só "registro-poesia". Confira!!! (Maria Inês Simões)

Ensaio Poético - Ação & Reação - "Pequenos Contos"

Autores: Diversos - AVBL

"Acreditamos que no exercício de nossas limitações possamos desenvolver, se não pelo dom, pelas técnicas e pelo esforço tudo aquilo que nos propomos a elaborar. Neste Ensaio Poético um objetivo: desenvolver "Pequenos Contos" e com certeza todos nós alcançamos a meta brilhantemente. Venha navegar por este ebook, onde Autores, Escritores e Poetas Virtuais deixam mais uma vez suas marcas, em letras-bytes para todos aqueles que apreciam a arte de escrever e formatar. " (Maria Inês Simões)

ENSAIO POÉTICO – Natureza-Vida-Universo-Humanidades

Autores: Diversos - AVBL

"... Erguemos as nossas vozes relembrando que temos este único e precioso berço, e que estamos nele de passagem..." [Maria Petronilho]

“... Nesta edição os leitores poderão apreciar vários estilos e técnicas; nomes conhecidos pela comunidade virtual e novos autores..." [Thaty Marcondes]

ENSAIO POÉTICO - Natureza - Vida - Universo - Humanidades

Autores: Diversos-AVBL

Neste ebook reunimos 146 autores, os quais se propuseram a criar em versos ou prosas sentimentos em palavras utilizando os temas propostos. Em cada construção um novo despertar em emoção." (Maria Inês Simões).

Poetas da rede

Antologia

"Jacira Cardoso organizou esta antologia com seus amigos escritores, onde talento e sensibilidade à flora da pele afloram a cada novo verso".

Dia Internacional da Mulher 2005

Autores: Diversos

"Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como ‘Dia Internacional da Mulher’".