BIOGRAFIA DE TÁSSIO TELLES

Tácio José Teles, de pseudônimo Tássio Telles, nasceu em Natal, Rio Grande do Norte a 05 de maio de 1980. Taurino, é potiguar de nascença, mas, seja por excelência, seja pelas voltas da vida, é cidadão do mundo. Com um ano e dois meses foi com sua mãe, Maria de Fátima Teles da Silva, morar no Estado do Rio de Janeiro, morando nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Macaé, onde passou a maior parte de sua infância. Aos 10 anos voltou para o Nordeste e viveu sua adolescência em João Pessoa, Campina Grande e Queimadas, na Paraíba. No final de 1997, foi para Pernambuco, morar em Nazaré da Mata, já famosa pedra histórica, em meio a um tapete verde, por ter acalentado Mauro Mota, seu maior vulto literário, que plantou raízes em suas instituições de Ensino, das quais a mais significante é a Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - FFPNM / Universidade de Pernambuco – UPE, onde estagiou e prestou serviços, aprendendo muito o ofício da vida e fazendo muitas amizades, em 11 de fevereiro de 2004 foi em busca dos seus sonhos, foi morar em Salvador na Bahia e morando também em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, morando sozinho e tendo sua independência financeira, aprendeu novos ofícios, mergulhando no universo públicos das licitações.

De origem humilde, nunca teve acesso a grandes centros educacionais, mas sempre foi esforçado por aprender, sendo um dos melhores alunos de classe. Também sempre se esforçou, para ajudar sua mãe, que vive em um lar simples. Na FFPNM o poeta conheceu o Círculo Literário Organizado, de onde tirou inspiração para começar a escrever. Suas letras ainda não atingiram um alto grau de literariedade, mas sempre está disposto a entender mais o universo poético, para isso conta com total apoio de seus amigos “ciliares”, que a partir de sua entrada, o grupo passou a se chamar Círculo Literário Organizado Verso In Verso e construiu um site para o grupo, onde você pode conferir algumas das poesias dos membros - www.versoinverso.hpg.com.br.

Estudou na UNIBAHIA, Engenharia de Telecomunicações, cursando por um ano, o ano de 2005, Em 2006 voltou as suas origem, transferindo-se seus estudos para a Universidade Potiguar - UnP, onde hoje cursa Engenharia Civil, curso ao qual sempre foi apaixonado desde os treze anos, foi morar em Parnamirim - Trampolim da Vitória, cidade filha de Natal/RN e não se sabe até quando a vida lhe permitirá a sua estadia na terra do sol.

É apaixonado por tudo o que faz, por isso faz com prazer e eficiência, Católico Apostólico Cristão e simpatizante do Espiritismo e Budismo, dentre outras.

Bastante eclético em seus gostos, mas tem suas certezas. Gosta nas pessoas o que tem em si: sinceridade, amizade, bom humor e senso de justiça.

Planeja morar em Natal, trabalhar no ramo de sua profissão, casar-se e ter um casal de filhos. Sonha em fazer pós-graduação no exterior e conhecer Nova Iorque no inverno.

Dárcio de Carvalho Lopes

Atualização Tácio J. Teles