William Shakespeare, um dos mais importantes dramaturgos de todos os tempos.
 
Sabe-se pouco sobre a vida de William Shakespeare.
 
Em 1564, nasceu na cidade Stratford-Avon, na Inglaterra. Desde cedo, demonstrou grande interesse pela literatura e pela escrita. Teve uma vida sem maiores problemas financeiros até os 12 anos, quando seu pai, fabricante de tintas, bolsas e luvas de couro, faliu. A partir de então, começou a trabalhar para ajudar a sustentar a família. Mesmo assim, não deixou de ler novelas, contos e crônicas, que foram fundamentais na sua formação de poeta e dramaturgo. Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos.
 
Em 1591, foi morar em Londres, em busca de oportunidades na área cultural.
 
Em 1590, terminou sua primeira peça, Comédia dos Erros. Nesta época, escreveu perto de 150 sonetos. Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque.
 
Em 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain. Este foi um período de desenvolvimento cultural e artístico, porque a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I, tendo o teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, muita importância. Shakespeare escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.
 
Em 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. 
 
Em 1616, faleceu Shakespeare de causa ainda não identificada pelos historiadores.
 
Shakespeare é considerado um dos mais importantes escritores e dramaturgos de todos os tempos. Suas obras de arte continuam atuais ainda hoje, uma vez que tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico, sendo retratadas frequentemente pelo teatro e cinema, pela literatura e televisão com sucesso. Temas relacionados à condição humana, como relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos são constantes em suas obras.
 
Toda a sua obra, escrita em 20 anos, está presente em palcos e telas de todo o mundo. Quase quatro séculos após a sua morte, William Shakespeare é um dos dramaturgos mais encenados no planeta. O autor inglês escreveu cerca de 40 peças, entre tragédias (Otelo, Romeu e Julieta, Rei Lear); dramas históricos (Henrique V, Ricardo III); e comédias (Muito Barulho por Nada, Sonhos de uma Noite de Verão).
 
Antes de Shakespeare, nenhum outro dramaturgo ou poeta havia mostrado a natureza humana em toda a sua complexidade: a paixão de Romeu e Julieta, a sua obra mais conhecida; o ciúme cego de Otelo; a ambição de Macbeth. Shakespeare também deve ser um dos escritores mais citados no mundo. Mesmo quem nunca leu Hamlet, certamente conhece a famosa frase: "Ser ou não ser, eis a questão".
 
Os restos mortais de Shakespeare foram sepultados na igreja da Santíssima Trindade (Holy Trinity Church) em Stratford-upon-Avon. Seu túmulo tem uma estátua em pose de literato, mais vivo do que nunca. A cada ano, na comemoração de seu nascimento, é colocada uma nova pena de ave na mão direita de sua estátua. Acredita-se que Shakespeare temia o costume de sua época, em que se esvaziavam as mais antigas sepulturas para abrir espaços a novas e, por isso, há um epitáfio na sua lápide, que anuncia a maldição de quem mover seus ossos: ”Bom amigo, por Jesus, abstenha-te de profanar o corpo aqui enterrado. Bendito seja o homem que respeitar estas pedras, e maldito o que remover meus ossos.”
 
Diversos filósofos e psicanalistas estudaram as obras de Shakespeare, e a maioria encontrou grande riqueza psicológica e existencial em seus personagens. Segundo alguns estudiosos, Machado Assis foi influenciado pelo dramaturgo. Bentinho, de Dom Casmurro, é a versão tropical de Otelo. A revolta das canjicas, em O Alienista, talvez seja outra versão da revolta fracassada do Jack Cage, descrita em Henrique IV. Na introdução de A Cartomante, Machado de Assis utiliza a frase “há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia”, frase que se encontra em Hamlet
 
Referências
 
http://www.suapesquisa.com/shakespeare/
http://www.pensador.info/autor/William_Shakespeare/biografia/
http://0posmoderno.wordpress.com/2008/04/24/william-shakespeare/